A efetivação da Lei 10.639/03 na percepção dos militantes/professores negros baianos

Autores

  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991188

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991188

O presente artigo, originado de um estudo mais amplo sobre a atuação das organizações negras baianas no campo da educação, tem como pretensão uma breve reflexão acerca dos entraves que dificultam a efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas baianas. O estudo, de abordagem qualitativa, realizado com militantes/professores negros baianos comprometidos com uma educação na perspectiva multicultural e antirracista na Bahia, revelou que muitos são os desafios para fazer valer a referida lei, dentre eles destacam-se a deficiência na formação inicial e continuada dos professores para trabalhar com a educação das relações étnico-raciais, como orientam as políticas educacionais afirmativas vigentes no país, e o fundamentalismo religioso de parte dos envolvidos nos processos educacionais. Apontou ainda a falta de uma ação mais efetiva, conjunta e cooperativa entre as instituições responsáveis pelo processo educacional (por exemplo, MEC, Secretarias de Educação, Conselhos de Educação e escolas), os profissionais da educação, os movimentos sociais e a sociedade como um todo, assim como a necessidade de as organizações negras brasileiras, principalmente aquelas que têm um trabalho mais direto com a educação, se juntarem para realizar atividades conjuntas, visando à elaboração de um projeto coletivo.

 

Palavras-chave: Lei 10.639/03, Militantes/professores negros, Bahia, Efetivação.

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Biografia do Autor

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Formador do Curso de Pedagogia EaD/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade e da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) pela Justiça Social (ABRAPPS).

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Publicado

26-11-2015

Como Citar

ARAÚJO, J. de A. A efetivação da Lei 10.639/03 na percepção dos militantes/professores negros baianos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 216–232, 2015. DOI: 10.14244/198271991188. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1188. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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