Representações visuais no ensino-aprendizagem da localidade: Estudo sobre a produção de imagens no Ensino Fundamental

Autores

  • Adriana Cristina de Godoy Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto-SP
  • Andrea Coelho Lastória Universidade de São Paulo
  • Fernanda Keila Marinho da Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991179

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991179

Este trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo uma escola da rede pública municipal de Ribeirão Preto-SP, Brasil, que participou do Projeto Curtas de Animação, promovido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas-SP e financiado pelo Instituto Algar, no ano de 2010. Um dos produtos finais do projeto foi um curta de animação de quatro minutos e 11 segundos de duração intitulado Ribeirão Preto – terra do café. A pesquisa estudou como a produção de material pelos alunos envolvidos no referido projeto colaborou para a aprendizagem de conhecimentos de história e geografia local. Descreveu ainda todas as etapas do processo de produção do curta de animação e analisou, sob a ótica dos alunos, os impactos, na aprendizagem, dos conhecimentos de História e Geografia local, abarcando as habilidades na leitura de imagens diversas. Três questionários, abrangendo as fases do processo de produção do curta de animação, foram aplicados aos alunos participantes. Os resultados obtidos apontam para a importância das imagens no ensino de História e Geografia, passando pelo pensar a própria imagem e pelo caminho percorrido pelo seu uso e assimilação como documento histórico ou representação da paisagem geográfica, assim como da sua produção em sala de aula.

 

Palavras-chave: Imagens, Ensino de História e Geografia, Curta de animação, Estudo da localidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Cristina de Godoy, Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto-SP

Bacharel e licenciada em História pela UNESP. Mestre em Educação pela FFCLRP/USP. Professora de História na Rede Pública Municipal de Ribeirão Preto-SP.

Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo

Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP. Mestre e Doutora em Educação pela UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP/USP.

 

Fernanda Keila Marinho da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduada e licenciada em Ciências Biológicas pela Unicamp.   Mestre e doutora pela Unicamp. Professora do PECIM/Unicamp e do DFQM/UFSCar/Sorocaba.

 

Downloads

Publicado

28-11-2015

Como Citar

GODOY, A. C. de; LASTÓRIA, A. C.; SILVA, F. K. M. da. Representações visuais no ensino-aprendizagem da localidade: Estudo sobre a produção de imagens no Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 362–378, 2015. DOI: 10.14244/198271991179. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1179. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2014-10-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-04-23
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-28