Os índios e a educação no mundo colonial: fronteira oeste da América portuguesa

Autores

  • Adriane Pesovento Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991177

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991177

A experiência da colonização portuguesa em sua relação com os indígenas e possíveis ações educativas até a primeira metade do século XVIII alcançou espacialidades distintas, entre as quais a sua fronteira oeste, a denominada Capitania de Mato Grosso, Brasil. Este estudo visa historicizar alguns aspectos relativos ao trato com os indígenas, especialmente no que diz respeito às possibilidades “educativas” evidenciadas pela Coroa Portuguesa e por seus signatários em territorialidades outrora indígenas, que com o passar do tempo e das ações lusitanas compuseram os domínios do Império Transatlântico Português. O objetivo central é apresentar por meio dos registros de Dom Antonio Rolim de Moura, primeiro governador, aspectos relativos à educação indígena, numa perspectiva de via de mão dupla, em que ao mesmo tempo em que a política ensejava “docilizar” os indígenas, tornando-os trabalhadores aos moldes ocidentais, a própria sociedade envolvente aprendia com os grupos étnicos diversos que eram os primeiros “professores” por assim dizer. Se por um lado o cativeiro “educou” para o trabalho de forma velada, havia constantemente as sanções ou tentativas de punir aqueles que se valiam dessa mão de obra. Destaca-se também a influência religiosa no que concerne à temática. Adota-se a perspectiva da colonialidade do saber em que figura como expoente Immanuel Wallerstein e a teoria do sistema-mundo ao considerar como a perspectiva eurocêntrica adentrou espaços distintos, inclusive na América. Os dados da pesquisa referem-se às fontes oficiais publicadas e também disponíveis no acervo do Museu do Índio – Fundação Nacional do Índio na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Palavras-chave: Indígenas, História da Educação, Capitania de Mato Grosso.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriane Pesovento, Universidade Federal de Rondônia

Graduiada em História, Mestre em História, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia. Ministra as seguintes disciplinas: História do Brasil, História da Educação e Antropologia.

Downloads

Publicado

27-05-2015

Como Citar

PESOVENTO, A. Os índios e a educação no mundo colonial: fronteira oeste da América portuguesa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 9–26, 2015. DOI: 10.14244/198271991177. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1177. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-10-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-12-05
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-27