A importância da gestão na formação dos profissionais da Educação Infantil: respeito às diversidades

Autores

  • Lucrécia Stringhetta Mello PPGEdu/CCHS/UFMS e CPTL/UFMS
  • Anízia Aparecida Nunes Luz Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas/MS

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991076

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991076

A gestão na educação infantil adquire relevância pela necessidade de rever a formação dos profissionais que nela atuam. Tomamos como parâmetro discussões desencadeadas na organização e participação de um Grupo de Estudos, espaço de reflexão sobre a função dos gestores/profissionais da Educação Básica, bem como os contornos da formação continuada dos quais muitos vêm participando e buscando modificar a prática em suas instituições. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, cuja problemática vem se desenhando a partir do contexto vivido, e desenvolve-se sob a égide da interdisciplinaridade no sentido de observar a ‘atitude’ dos sujeitos/gestores em relação à parceria (trabalho coletivo) na articulação e interface dos saberes teóricos com os saberes da prática, sem perder de vista a totalidade que envolve as políticas destinadas à gestão. Considera-se, por um lado a normativa que direciona o currículo nacional, bem como do município e, por outro, a concepção de infância que respeite a criança e toda sua singularidade. No trajeto que vem se desenhando, entre o contexto teórico e empírico, encontramos ações pautadas pela participação e autonomia dos profissionais/gestores que partem de um processo intencional onde cada um sente-se pertencente a um ‘coletivo’ e comprometido com as decisões da gestão compartilhada bem como com os resultados. Trata-se de reconhecer a importância de um esforço que intenciona provocar a reflexão sobre as ações que possibilitam desencadear a construção de uma ‘cultura de gestão’ para a instituição de Educação Infantil permeada pelo diálogo, escuta do outro e partilha de saberes.

Palavras-chave: Educação Infantil, Gestão escolar, Infância, Diversidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucrécia Stringhetta Mello, PPGEdu/CCHS/UFMS e CPTL/UFMS

É professora pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  – Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGEdu/UFMS). Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente.

Anízia Aparecida Nunes Luz, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas/MS

Doutoranda pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGEdu/UFMS). Coordenadora da área da Educação Infantil da SEMEC (Secretaria de Educação e Cultura de Três Lagoas/MS).

Downloads

Publicado

28-05-2015

Como Citar

MELLO, L. S.; LUZ, A. A. N. A importância da gestão na formação dos profissionais da Educação Infantil: respeito às diversidades. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 105–119, 2015. DOI: 10.14244/198271991076. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1076. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-07-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28