Entomologia no ensino médio técnico agrícola: Uma proposta de trabalho

Autores

  • Felícia Pereira de Albuquerque Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Julianne Milléo Universidade Estadual de Ponta Grossa PR
  • João Marcos Machuca de Lima Universidade Estadual de Londrina PR
  • Ivana de Freitas Barbola Universidade Estadual de Ponta Grossa PR

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991030

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991030

Práticas educativas requerem a participação efetiva dos sujeitos que estão envolvidos nesse processo. É importante promover uma aprendizagem significativa, por meio do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo. Atividades práticas são um ótimo instrumento pedagógico, contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, promovem motivação e fixação de conceitos de modo mais eficaz do que uma abordagem estritamente teórica. Neste trabalho relatam-se resultados de um projeto de extensão sobre entomologia para alunos do segundo ano do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, Ponta Grossa – Paraná, Brasil. O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre algumas ordens de insetos de importância agrícola, através de aula teórico-prática e uso de um texto de apoio com uma chave dicotômica. A coleta de dados foi realizada através dos questionários pré-aula e pós-aula, produção de parágrafo livre e observações. Os resultados foram analisados qualitativamente. Foi observado que diferentes atividades didáticas contribuem para maior compreensão e assimilação de conteúdos científicos. A chave dicotômica é um recurso viável para ensinar caracteres taxonômicos e noções de sistemática. Durante as aulas todos os alunos demonstraram interesse e faziam perguntas. Pode se concluir que o uso de diferentes metodologias auxiliou na compreensão do conteúdo, pois aula teórico-prática despertou a curiosidade dos alunos e o texto de apoio contribuiu para a explicação e visualização de termos técnicos.

Palavras chave: Aula prática, Chave de identificação, Insetos, Saída de campo.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felícia Pereira de Albuquerque, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Julianne Milléo, Universidade Estadual de Ponta Grossa PR

Professora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre e Doutora em Ciências Biológicas, área de concentração Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

João Marcos Machuca de Lima, Universidade Estadual de Londrina PR

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ivana de Freitas Barbola, Universidade Estadual de Ponta Grossa PR

Professora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre e Doutora em Ciências Biológicas área de concentração Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

ALBUQUERQUE, F. P. de; MILLÉO, J.; LIMA, J. M. M. de; BARBOLA, I. de F. Entomologia no ensino médio técnico agrícola: Uma proposta de trabalho. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 236–250, 2014. DOI: 10.14244/198271991030. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1030. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2014-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-09-02
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25