O VALOR DE UM INTERCÂMBIO: MOBILIDADE ESTUDANTIL BRASILEIRA, BILATERALISMO & INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO (tradução)

Autores

  • Eric Spears Mercer University

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991026

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991026

A emergência do Brasil no âmbito da economia mundializada como participante do BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China África do Sul) mobilizou o governo federal brasileiro a estabelecer um programa estatal de mobilidade acadêmica (Programa Ciência sem Fronteiras) de modo a fazer avançar o capital social do país (general intellect) e a infraestrutura em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) relacionadas à indústria. Investimentos públicos e privados no programa de mobilidade acadêmica transformaram o modo como o governo brasileiro e as universidades valorizam o intercâmbio estudantil com os Estados Unidos. As áreas de conhecimento relacionadas à ciência, à tecnologia, à engenharia e à matemática recebem maiores financiamentos se comparadas às humanidades, às ciências sociais e às artes. Este desenvolvimento alterou a forma como a mobilidade estudantil nos Estados Unidos é organizada e, ao mesmo tempo, mudou a trajetória da internacionalização educacional brasileira. Esta pesquisa apresenta uma análise conceitual do Programa Ciência sem Fronteiras, baseando-se na perspectiva de economia política crítica. O ensaio conceitua a iniciativa do Programa Ciência sem Fronteiras nos níveis mundial, nacional e local.  O texto explora, ainda, as implicações que a parceria educacional bilateral Brasil-EUA poderá ter sobre a política, as práticas universitárias e, finalmente, sobre o financiamento da mobilidade dos estudantes brasileiros.

Palavras-chave: Programa Brasileiro de Mobilidade Científica, BRIC, Capitalismo e Valor

Veja também o original em inglês deste artigo publicado nesta edição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eric Spears, Mercer University

Dr. Eric Spears é diretor do BRIM – Brazil Institute at Mercer University – e um dos co-diretores do projeto de pesquisa internacional intitulado Grupo de Estudos Sobre Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor assistente de Geografia na Mercer’s College of Liberal Arts, é especialista em assuntos brasileiros que tem como foco de estudo a economia política da sustentabilidade urbana (favelas), a ecologia política e a educação internacional. E-mail: spears_ek@mercer.edu

Downloads

Publicado

01-05-2014

Como Citar

SPEARS, E. O VALOR DE UM INTERCÂMBIO: MOBILIDADE ESTUDANTIL BRASILEIRA, BILATERALISMO & INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO (tradução). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 151–163, 2014. DOI: 10.14244/198271991026. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1026. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos tradução
##plugins.generic.dates.received## 2014-04-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-05-01
##plugins.generic.dates.published## 2014-05-01