MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO: REFERÊNCIAS PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Salomão Mufarrej Hage UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991018

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991018

O artigo pauta a discussão sobre a ação dos movimentos sociais e organizações sindicais do campo para assegurar o direito à educação para as populações que vivem no meio rural, apresentando referências para análise de políticas de educação superior. Sua construção é resultante dos estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia sobre o Movimento da Educação do Campo, referenciando-se na concepção de Educação do Campo construída nos últimos quinze anos e no referencial teórico de análise que a fundamenta, buscando evidenciar as conexões dos fatos do momento atual com a materialidade que os determina, as contradições e as tendências de sua transformação, assegurando a relação entre específico e geral, entre particular e universal. Ao destacar conquistas importantes desse movimento como: o fortalecimento da articulação entre os diferentes sujeitos coletivos e as organizações que lutam pela Educação do Campo, com a ampliação dos fóruns estaduais e a criação do Fórum Nacional de Educação do Campo; a definição de marcos legais para dar suporte a essas lutas; e a implementação de programas educacionais para atender os sujeitos do campo na educação básica e superior; o artigo evidencia o protagonismo das organizações dos trabalhadores do campo para superar as condições precárias de vida e de educação existentes no meio rural, em meio ao processo de regulação que se institui na relação com o Estado, especialmente na disputa de concepções e políticas públicas de educação em meio à dinâmica da luta de classes no campo.

Palavras-Chaves: Educação do campo, Movimentos sociais, Políticas educacionais, Educação superior

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Salomão Mufarrej Hage, UFPA

Doutor em Educação pela PUC de São Paulo, professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) e integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo. E-mail: salomao_hage@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

01-05-2014

Como Citar

HAGE, S. M. MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO: REFERÊNCIAS PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 133–150, 2014. DOI: 10.14244/198271991018. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1018. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-04-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-05-01
##plugins.generic.dates.published## 2014-05-01