Validação de um instrumento para medir o clima organizacional entre alunos de programas de pós-graduação de uma IES

Autores

  • Angélica Balconi Moro Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991007

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991007

O artigo apresenta resultados da pesquisa que teve por objetivo adaptar e validar um conjunto de componentes e seus respectivos indicadores com a finalidade de compor as categorias de análise do clima organizacional para alunos de Programas de Pós-Graduação (PPG) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Participaram da amostra, 200 alunos de quatro PPGs de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado um questionário composto por duas partes: uma com sete questões referentes aos dados de identificação, e outra referente ao clima organizacional que foi construída com base na metodologia de Luz (2003) e Rizzatti (2002) e adaptada à realidade dos PPGs em questão. O mesmo passou por uma avaliação de adequabilidade, sendo submetido à validação semântica e de conteúdo. Após o levantamento dos dados, foram realizadas análises descritivas, fatoriais, rotação ortogonal varimax com normalização e cálculos de confiabilidade. Também foram avaliadas as comunalidades que atenderam o valor mínimo aceitável de 0,4. Assim, com a análise e a reestruturação dos componentes e indicadores, validou-se um modelo de análise de clima organizacional para alunos de PPGs. O resultado desta pesquisa servirá como fonte de informações aos gestores para o desenvolvimento de processos que visem à melhoria do clima organizacional, contribuindo para um maior desempenho dos PPGs.

Palavras-chave: Alunos, Instituição de ensino superior, Pós-graduação, Clima organizacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angélica Balconi Moro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria

Laércio André Gassen Balsan, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração e Doutorando em Administreção pela Universidade Federal de Santa Maria

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná. É professor da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

27-05-2015

Como Citar

MORO, A. B.; BALSAN, L. A. G.; COSTA, V. M. F.; LOPES, L. F. D.; SCHETINGER, M. R. C. Validação de um instrumento para medir o clima organizacional entre alunos de programas de pós-graduação de uma IES. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 181–195, 2015. DOI: 10.14244/198271991007. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1007. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-04-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-18
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-27