Educação para a sustentabilidade em cursos de graduação a distância: Análise de uma IES pública do Nordeste do Brasil

Autores

  • Adriana Teixeira Bastos UECE
  • João Batista Carvalho Nunes UECE
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas UECE

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991000

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991000

A Educação a Distância (EaD) experimenta momento de crescimento em diversas áreas acadêmicas no Brasil. Em paralelo, cresce a discussão sobre sustentabilidade, elevando-se a uma política nacional de educação ambiental, que determina as ações necessárias para a criação de uma sociedade sustentável. Este texto tem como objetivo discutir a Educação para a Sustentabilidade (ES) nas instituições de ensino superior (IES), mais especificamente nos cursos de graduação a distância em uma instituição pública no Nordeste do País. Embora o número de estudos sobre sustentabilidade tenha crescido consideravelmente nos últimos anos, associar o tema com a educação a distância ainda é inovador, constituindo justificativa para a pesquisa que fundamentou este artigo. Para consecução do trabalho, foi empreendida pesquisa documental, com suporte no exame de oito projetos pedagógicos de cursos (PPC) em vigência na modalidade de educação a distância, ofertados por meio do convênio MEC/UAB. O volume de dados qualitativos gerados pelos documentos coletados foram reduzidos e segmentados para tratamento analítico, utilizando-se o software Atlas/ti. A análise realizada revelou que, embora os PPC não discutam detalhadamente todas as dimensões da sustentabilidade, os valores de responsabilidade social global estão presentes, principalmente no que pressupõe o cuidado com a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária. Nenhum dos PPC analisados abordou o tema da ES ou da educação ambiental de modo transversal. Quando os cursos tratavam de educação ambiental, o faziam como disciplina específica.

Palavras-chave: Educação a distância, Sustentabilidade, Projetos Pedagógicos.

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Biografia do Autor

Adriana Teixeira Bastos, UECE

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É professora do Curso de Administração da UECE.

João Batista Carvalho Nunes, UECE

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha (2001). Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Laboratório de Tecnologia Educacional e Software Livre - LATES. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado em Computação Aplicada. No campo da pesquisa, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais em educação, software livre, educação a distância, formação de professores, política educacional e avaliação educacional. No campo da gestão acadêmica, exerceu vários cargos na UECE: Chefe do Departamento de Educação e Letras da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Diretor da FACEDI, Coordenador do Núcleo de Educação Continuada e a Distância (NECAD), Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. É hoje o Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. ResearchID: K-9968-2013. ORCID: 0000-0002-1270-0026.

Ana Augusta Ferreira de Freitas, UECE

Graduada em Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Pós-Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. É professora do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

25-11-2014

Como Citar

BASTOS, A. T.; NUNES, J. B. C.; FREITAS, A. A. F. de. Educação para a sustentabilidade em cursos de graduação a distância: Análise de uma IES pública do Nordeste do Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 147–163, 2014. DOI: 10.14244/198271991000. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1000. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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