Edital de chamada para submissões de trabalhos para o Dossiê temático: Para Pensar a Docência na Educação Básica

02-08-2023

O presente Dossiê traz como proposta o Pensar a Docência na Educação Básica enquanto materialidade de discursos advindos de campos diversos, tais como o do currículo, da formação de professores, da prática pedagógica, dos fundamentos da educação, entre outros que se mostram basilares na formação, conformação e produção das identidades docentes. Essa visão caleidoscópica fortalece a percepção de que o que se produz na Área da Educação move-se para além de campos de investigação fendidos. Ao contrário, ela congrega, reúne, mistura, combina, borra fronteiras, produz matizes e nuances acerca dos conhecimentos, para este Dossiê, conhecimentos da Docência. Uma temática em pauta na atualidade e recorrente em todo o mundo, tendo em vista as discussões oriundas das políticas e normativas de formação de professores e assistentes escolares contemporâneas, em especial, decorrente das investigações envolvendo a prática docente e suas implicações na formação dos sujeitos escolares. Assim sendo, urge que pensemos a docência como um todo. Não mais como partes.

Nesse sentido, nota-se a importância deste dossiê, tendo em vista vislumbrar a ação docente para além de um único e engessado prisma. Haja vista, também, tratar-se de trama, constelação discursiva, concatenação, tecida e engendrada em meio a políticas, documentos normativos, formação inicial e continuada de professores, práticas pedagógicas, os quais se assentam em um conjunto de saberes e fazeres considerados verdadeiros em um tempo e um espaço histórico, social e cultural.

Pesquisadores como Gauthier et al. (1998), Pimenta (1999), Tardif (2002), Tardif e Lessard (2014), Gil e Hernández-Hernández (2016), Larrosa (2018), entre outros, vêm chamando a atenção para a complexidade desse conjunto de saberes necessários à docência, os quais envolvem, além do conhecimento de conteúdo, outros saberes, tais como: i) pedagógico de conteúdo, ii) das ciências da educação, iii) do currículo da Educação Básica, iv) dos alunos, v) dos contextos educacionais e, vi) das finalidades educativas, filiados e implicados a questões, teorizações, práticas e desafios do seu espaço-tempo. Uma docência vista, tautocronamente, como um campo de disputa e de criação, na "reunião mútua e dialética da teoria e da prática educativas" (HOUSSAYE, 2004, p. 10), considerando que a docência demanda a junção entre esses dois elementos. O que nos instiga a tentar problematizar, compreender, investigar, "puxar" os fios da trama destes tempos Para Pensar a Docência na Educação Básica. Tal operação incita a criação de pequenas suturas, fraturas, brechas, afinal, a docência é um processo em constante (re)construção, feitura, (re)invenção, mutação, (re)criação e (trans)formação.

Nas fronteiras do pensamento sobre a Educação Básica, esperamos que o Dossiê contribua para abrir os campos do olhar e das possibilidades; que, em cada momento pedagógico, os textos sejam ativadores de provocações, análises, identificações e criações de estratégias; que possam abrir o campo dos sentidos e significados da docência, evidenciando possibilidades outras, implicando investimentos nas potencialidades de cada sujeito e de cada processo. E isso, na medida em que para a formação e a prática docente – que se afirma como lugar de produção e (re)invenção e não de mera reprodução do existente – é coerente, "fazer com que o mundo apareça aberto." (LARROSA, 2001, p. 49). Por isso, reconectamo-nos com as temporalidades do antes, do durante e do depois, fazendo com que tenhamos a partir do Dossiê um espaço-tempo "aberto" Para Pensar a Docência na Educação Básica. O desejo é que os textos funcionem como uma espécie de máquina para agenciar o reconhecimento da importância social da educação e do acento em pensar a Educação Básica a partir dos saberes e dos fazeres da docência.

Dito isso, em um movimento de contribuir para o compartilhamento dos saberes que têm sido produzidos acerca da Docência nos espaços-tempos universitários do Brasil, da Espanha, da França, da Argentina e de Portugal, é que se engendrou a organização dos textos que compõem esta proposta. Eis aí, sobretudo, a originalidade do presente Dossiê: o entrelaçamento desses diferentes lugares em que a Docência se torna visível e é colocada, por cada pesquisador e pesquisadora, como foco de problematização. Afinal, para compreendermos sua trama discursiva é preciso reunir esforços para que suas linhas, fios e traços sejam analisados desde uma perspectiva que coloca em movimento o entrelaçamento entre o local e o global, uma vez que há uma inseparabilidade cada vez mais ativa entre tais esferas. Por isso mesmo, nossos esforços em contemplar autores e autoras referência em suas áreas de atuação e pesquisas, suas abordagens e seus objetos de estudos, os quais mostram fecundo potencial de inserção das discussões em diferentes pontos do Brasil e em diferentes localidades do exterior.

Referências:

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí: UNIJUÍ, 1998.

GIL, Sancho; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso, 2016.

HOUSSAYE, Jean. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, Jean et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 09-45.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

 

Da submissão dos trabalhos

1- A postagem das submissões deverá ser feita individualmente por cada autor, mediante seu cadastro na Revista. As Diretrizes para Autores estão disponíveis em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/about/submissions;

2- O responsável pela postagem escolherá no campo relativo à seção: Dossiê “Para Pensar a Docência na Educação Básica”;

3- Os trabalhos deverão ser originais e inéditos nos formatos de artigo ou ensaio;

4- Não serão aceitos trabalhos que apresentem plágio ou autoplágio (ver Diretrizes para Autores);

5-Somente serão avaliados para essa temática os textos enviados até a data de 01 de novembro à meia-noite. Textos enviados fora do prazo poderão ser avaliados dentro do fluxo normal da Revista;

Dos autores proponentes

Os proponentes deverão ser professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática sobre a qual versa o Dossiê e terem seus currículos Lattes atualizados, bem como o registro ORCID.

Do processo de avaliação e de revisão dos artigos

Os artigos passarão individualmente pelo seguinte processo de avaliação:

a) Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos serão submetidos à leitura dos coordenadores do dossiê e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Eletrônica de Educação e às normas para submissão disponíveis em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/about/submissions.

 

Caso não atendam às exigências, serão devolvidos os artigos que:

  1. Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica;
  2. Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
  3. Apresentam-se sob forma de projeto de pesquisa ou relatório de pesquisa;
  4. Não apresentam análise aprofundada da temática que se propõem a discutir;
  5. Não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da Educação;
  6. Possuem excessivos erros de redação bem como de estruturação de texto, de modo a dificultar a compreensão;
  7. São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;
  8. Não apresentam a forma de artigo científico e/ou acadêmico (respeitando a estrutura que este tipo de escrita deve apresentar);
  9. Não cumprem as normas da revista Eletrônica de Educação (utilização do template adequado, inclusive com a manutenção dos dados da revista no rodapé, normas ABNT etc.). Veja template disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/template

Obs.: A REVEDUC não se responsabiliza por artigos submetidos e não “aceitos” para comporem o dossiê temático.

b) Revisão cega por pares quanto ao mérito:

Todos os textos, inclusive os indicados por ocasião da apresentação da proposta, passarão por revisão por pares. Nessa segunda fase, a revista encaminha o artigo, sem identificação do autor, para avaliação de dois pareceristas da área temática (membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc). Os pareceristas podem aceitar integralmente o artigo, solicitar reformulações ou rejeitar. Essas decisões são feitas mediante parecer descritivo. Quando dois pareceristas aceitam o artigo, o mesmo passa para a fase seguinte. Quando um ou dois pareceristas solicitam reformulação, o artigo é devolvido ao autor para proceder às reformulações. Quando o autor reenvia o manuscrito reformulado, o texto passa por reavaliação dos coordenadores e da equipe editorial da REVEDUC, e se tudo estiver de acordo com o que foi solicitado, passa para a etapa final (edição);

c) O resultado “artigo aceito” só poderá ser divulgado ao(s) seu(s) autor(es), após o término do processo de avaliação de todos os manuscritos submetidos ao dossiê. A decisão editorial final será realizada conjuntamente entre os coordenadores do dossiê e equipe editorial da revista;

d) A REVEDUC - Revista Eletrônica de Educação não se responsabiliza pela publicação em fluxo contínuo das submissões que não forem aceitas para o dossiê (ficando sob a responsabilidade dos autores realizarem nova submissão se assim desejarem);

e) Revisão e adequação do trabalho às normas da Revista Eletrônica de Educação:

Aos autores que tiverem artigos aceitos, caberá a revisão gramatical do texto (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras), feita por eles por conta própria ou por profissional com experiência na área, cujo nome completo e contato deverá constar em nota de final do texto. No caso de apresentação para publicação de versão em língua estrangeira do artigo aceito, é necessário indicar também o nome completo e contato do tradutor responsável. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

A REVEDUC também encaminhará os artigos aceitos para o dossiê para revisão de texto e normalização. Caso seja necessário, os artigos serão enviados aos autores para correções e adequações, para finalmente, serem encaminhados para publicação.

Dos artigos que comporão o dossiê:

O dossiê a ser publicado contemplará diversidade de autores, de instituições e de regiões do país e será composto de no mínimo 8 e máximo de 15 artigos, dos quais, 02 deverão ser de pesquisadores estrangeiros e pelo menos 25% do total de artigos em português deverão ter a sua versão em inglês também publicada.

 

São Carlos, 02 de agosto de 2023.

Patrícia Ignácio

Viviane Castro Camozzato

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

Coordenação do Dossiê

 

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Editora-chefe Reveduc-UFSCar