Aquisição da escrita: contribuições de pesquisas de intervenção em consciência fonológica e escrita inventada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995200

Palavras-chave:

Alfabetização, Consciência Fonológica, Escrita Inventada, Mediação Pedagógica.

Resumo

A compreensão acerca da relação de correspondência entre letras e sons (grafemas e fonemas) é tão importante quanto complexa no processo inicial de aquisição da escrita. Para que esse conhecimento emerja, é preciso que trabalhemos junto às crianças, de modo sistemático e também significativo, a reflexão sobre a dimensão sonora das palavras a partir de atividades pedagógicas que contribuam para que elas (as crianças) desenvolvam habilidades de consciência fonológica (CF). A CF representa condição obrigatória para que uma criança com desenvolvimento típico possa avançar em seu aprendizado do sistema de escrita alfabética. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi o de realizar uma busca por pesquisas brasileiras, no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, acerca de intervenção/mediação em CF e escrita inventada de crianças matriculadas na pré-escola e no primeiro ano do ciclo de alfabetização, a fim de compreender as contribuições e os limites desses estudos. Com base na metodologia de pesquisa bibliográfica, concluímos que intervenção em CF e escrita inventada contribuíram para o avanço nas hipóteses levantadas pelas crianças sobre o princípio alfabético. Contudo, as pesquisas nesse âmbito existem em número discreto e estão concentradas nas escolas urbanas, indicando uma necessidade de ampliação desses estudos para escolas situadas no meio rural.

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Biografia do Autor

Viviane de Andrade Soares Sena, Universidade Federal de Ouro Preto

Especialista de Educação na Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Professora de Língua Portuguesa no Centro Educacional Getsêmani, Graduada em Letras, Pedagogia e Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Paula Cristina de Almeida Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (NEPPAI). Desenvolve atividades de pesquisa no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/ CEALE/FAE/UFMG.

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

SENA, V. de A. S.; RODRIGUES, P. C. de A. Aquisição da escrita: contribuições de pesquisas de intervenção em consciência fonológica e escrita inventada. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5200005, 2023. DOI: 10.14244/198271995200. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5200. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11