Ensino de/para “felicidade” em universidades brasileiras: reflexões com a educação positiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994824

Palavras-chave:

Felicidade, Educação positiva, Inovação educativa.

Resumo

A formação universitária exige dos estudantes novas posturas e mais dedicação às correntes de inserção e mediação ao futuro mercado de trabalho. Nessa perspectiva, também são forjados cursos e unidades curriculares que possam atender as habilidades e competências socioemocionais nessa jornada de formação. Mediante ao cenário global e local, a educação positiva avançou nas universidades brasileiras de forma a   agregar novas perspectivas de ensino aos estudantes universitários. Nos últimos anos, a oferta de unidades curriculares que evocam o termo felicidade tem surgido nas universidades brasileiras, com ampla repercussão social e midiática e no campo das instituições de ensino. Este estudo empírico visa investigar esse processo, suas características e fontes teóricas. Para tanto, utilizou-se a metodologia descritiva-exploratória, por meio de ferramenta de busca de dados disponíveis na internet e da análise de conteúdo dos dados. Os resultados mostraram a crescente influência do ramo da psicologia positiva aplicada à educação, denominada educação positiva, com impacto na criação de unidades curriculares nas universidades brasileiras. As possibilidades para a educação positiva são promissoras, embora a eficácia de resultados requeira rigor científico na aplicação e desenvolvimento de suas técnicas e deve-se incluí-la, dialogicamente, à gama de outras inovações que propõem transformações na educação e em suas instituições.

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Biografia do Autor

Anselmo Gonçalves da Silva, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Possui graduação em Administração pela UFRRJ. Especialização em Gestão de Saúde pela FIOCRUZ. Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia pelo INPA. Foi gestor de políticas públicas no Governo do Estado do Acre e analista ambiental no ICMBio. Atualmente é doutorando em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra e professor no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Bianca Jussara Borges Clemente , Laboratório de Tecnologia da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ)

Possui licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI). Especialização em Mídias na Educação pela UFRRJ. Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora Associada do Laboratório de Tecnologia da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ). Doutoranda em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. Docente da Secretária Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

SILVA, A. G. da; CLEMENTE , B. J. B. Ensino de/para “felicidade” em universidades brasileiras: reflexões com a educação positiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4824027, 2023. DOI: 10.14244/198271994824. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4824. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

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