Perfil do estudante de odontologia que realizou o ENADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994811

Palavras-chave:

Avaliação da educação, Educação superior, Enade, Estudantes de Odontologia.

Resumo

Odontologia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e fatores socioeconômicos, sociodemográficos e perfil da instituição. Foram utilizados microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Realizou estatística descritiva e regressão linear, considerando intervalos de confiança de 95%, estabelecendo plano amostral através do Complex Sample do SPSS 21.0. Considerou probabilidades de inclusão em cada estrato e peso amostral, testou modelos de regressão linear para amostras complexas. Os resultados obtidos revelam que 69,6% dos estudantes são do sexo feminino; 42,5% com renda de 3-10 salários mínimos; 64,8% brancos; 59,1% oriundos de ensino médio privado; 80,1% não trabalham.  Cursaram até o ensino médio, 61,9% dos pais e 54,8% das mães. Nota média bruta foi de 50,75; maior entre os alunos das IES públicas e dos ingressos por políticas afirmativas (50,84). Fatores associados ao desempenho acadêmico encontrados foram: Categoria administrativa da IES, estudantes de instituições públicas têm melhor desempenho; ensino médio privado, brancos, renda familiar maior que 10 salários mínimos, ingressos por políticas afirmativas. O estudo revelou fatores que tendem a influenciar o desempenho dos estudantes no Enade, contudo, há análises necessárias que justificam a continuação do estudo, especialmente focando a trajetória acadêmica do estudante na IES.

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Biografia do Autor

Juliana Martins Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (2020), especialista em Odontopediatria pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Participação do projeto de pesquisa Desempenho de Estudantes de Odontologia e Nutrição no Enade através do programa de Iniciação Científica (2016-2017) do qual participou e resultou neste trabalho.

Maria Goretti Queiroz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1982), mestre (1997) e doutora (2006) em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente sou professora adjunto IV da UFG na área da Saúde Bucal Coletiva. Pesquiso o processo de reorientação da formação do profissional de saúde e políticas públicas na educação superior e na saúde. Coordenei o Projeto de Reorientação da Formação dos Profissionais de Saúde (PROSAUDE) da Faculdade de Odontologia da UFG e fui tutora do PET-SAUDE de 200 a 2012. Sou professora nos cursos de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (IPTSP) e em Ensino na Saúde (Faculdade de Medicina), ambos na modalidade profissional. Coordenei o curso de graduação em Odontologia da UFG de 2012 a maio de 2016. Presidi o Núcleo Docente Estruturante do Cursos de Odontologia da UFG de julho de 2016 a julho de 2019. Coordenei o Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde no período de outubro de 2019 a 2021. Concilio a minha atividade profissional com a maternidade da Isabella (1991), do Tales (1994) e do Eduardo (2003).

Cláudio Rodrigues Leles, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em pela Universidade Federal de Goiás (1992), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) (Araraquara) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Reabilitação Oral - Área de Prótese pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Também é Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva (UFG), Avaliação de Tecnologias em Saúde (UFRGS) e Epidemiologia (UFG). É professor efetivo da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás desde 2002, atualmente no cargo de Professor Titular (nível E). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, atuando principalmente em projetos de pesquisa clínica em prótese e implantes. Participa como professor orientador dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFG) e de Ciências da Saúde da UFG, nos níveis de mestrado e doutorado. Exerceu o cargo de Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (FUNAPE) entre 03/2010 e 03/2014. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG nos anos de 2007 a 2009 e 2016. Foi Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFG, exercendo a função de Coordenador Geral de Pós-Graduação entre 12/2016 e 01/2018. 

Aline Lemes da Paixão Rocha, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás (2011). Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção básica pela ENSP/Fiocruz (2014). Mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2016).

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

RODRIGUES, J. M.; QUEIROZ, M. G.; LELES, C. R.; ROCHA, A. L. da P. Perfil do estudante de odontologia que realizou o ENADE. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4811030, 2023. DOI: 10.14244/198271994811. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4811. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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