Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor

Autores

  • Dijnane Fernanda Vedovatto Iza Universidade Federal de Sao Carlos
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro- UNESP/RC
  • Luiz Sanches Neto Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro- UNESP/RC
  • Marina Cyrino Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro- UNESP/RC
  • Elisangela Venâncio Ananias Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro
  • Rebeca Possobom Arnosti Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro
  • Samuel de Souza Neto niversidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199978

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/198271999978

O presente artigo é resultado da produção conjunta de um grupo de pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade e em Educação, alocados na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro, Brasil, que tem como foco de estudos a formação de professores. Esse esforço coletivo teve como propósito apresentar os resultados das pesquisas de cada um dos autores deste artigo, tendo como objetivo explorar a identidade docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que utilizou como fonte de dados as investigações de Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado, possibilitando a reflexão sobre a identidade docente a partir de múltiplos olhares, buscando reconhecer elementos que contribuem tanto nos momentos de formação, quanto nos momentos do exercício docente. Foram identificados três eixos de análise: Experiência e Saber da Experiência; Profissionalidade Docente, e Formação inicial e continuada. A partir destes eixos, percebeu-se o desenvolvimento pessoal do professor como elemento central. Pontua-se ainda que a identidade docente é dinâmica e tem relação direta com o contexto social no qual se está inserido. Assim, as pesquisas analisadas perpassam diferentes contextos, podendo revelar elementos significativos à formação inicial e continuada de educadores, além de oferecer contribuições para a compreensão da educação brasileira a partir de perspectivas investigativas complementares.

Palavras-chave: Identidade docente, Formação de professores, Afetividade docente, Desenvolvimento Profissional.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dijnane Fernanda Vedovatto Iza, Universidade Federal de Sao Carlos

Profa. Dra. do Departamento de Metodologia do ensino da Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Sanches Neto, Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro- UNESP/RC

Doutorando na Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Marina Cyrino, Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro- UNESP/RC

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Elisangela Venâncio Ananias, Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Rebeca Possobom Arnosti, Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Mestranda na Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Samuel de Souza Neto, niversidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Prof. Dr. do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Downloads

Publicado

20-08-2014

Como Citar

IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; SANCHES NETO, L.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; SOUZA NETO, S. de. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 273–292, 2014. DOI: 10.14244/19827199978. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-02-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-05-26
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20