Projeto de vida: como pesquisadores da área da Psicologia e da Educação abordam essa categoria?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996187

Palavras-chave:

Projeto de vida, Juventude, Revisão de literatura.

Resumo

Este artigo objetiva mapear um conjunto de trabalhos acadêmicos que tratam da temática projeto de vida, com foco na população jovem, de modo a analisar como essa categoria é abordada por pesquisadores da área da Psicologia e da Educação, entre 2006 e 2021. A busca bibliográfica concentrou-se no Scientific Eletronic Library Online (SciELO-Brasil) e, mais especificamente, nos portais de periódicos eletrônicos do campo da Psicologia e da Educação: PePSIC e Educ@. Foram selecionados, lidos na íntegra e analisados 54 artigos. Observou-se que a temática é abordada tradicionalmente pela área da Psicologia e só mais recentemente pela Educação. Vários aspectos comuns integram a definição de projeto de vida: a dimensão temporal e identitária; seu caráter dinâmico; e a necessidade de construí-lo articulando-se subjetividade e objetividade. Apesar da complexidade do mundo contemporâneo, boa parte das pesquisas revela que os jovens ainda buscam elaborar projetos de vida a partir da tríade família, escola e trabalho. Assim, e com a recente reforma do Ensino Médio (Lei 13.415), que institui o projeto de vida na formação integral do aluno, vários estudos também chamam atenção para a importância de institucionalizar programas de orientação profissional e/ou de formação de professores para trabalhar com o projeto de vida, de modo a auxiliar os jovens estudantes a escolherem seus itinerários formativos e a pensarem seu futuro, integrando a busca de sentido às ações necessárias para atingir seus objetivos.  

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Biografia do Autor

Gisela Lobo Baptista Pereira Tartuce, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Sociologia pela mesma Instituição. É pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas desde 1997, tendo desenvolvido projetos de pesquisa com os seguintes temas: relação escola-trabalho, transição escola-trabalho, qualificação profissional, jovens, juventude, ensino médio e políticas educacionais. Foi editora executiva de Cadernos de Pesquisa, revista de estudos e pesquisas em educação da Fundação Carlos Chagas, por oito anos. É orientadora profissional, com formação pelo Sedes Sapientiae.

Liliane Bordignon de Souza, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora (2020) e Mestra em Educação (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Pedagogia (2010) pela mesma instituição. Bacharel em Ciências Sociais (2015) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Unicamp). Atualmente trabalha como professora do Mestrado Profissional em Educação na Universidade de Taubaté (UNITAU) e assistente de pesquisa no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). Realizou doutorado sanduíche (2017-2018) no Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris - CRESPPA/GTM, sob a orientação de Lucie Tanguy. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC/FE/UNICAMP). Realiza pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: educação, trabalho e gênero; formação profissional e qualificação para o trabalho; trabalho docente.

Patrícia Albieri Almeida, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e compõe o Comitê Editorial do periódico Cadernos de Pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento e conhecimento profissional. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED).

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Publicado

19-05-2023

Como Citar

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Demanda Contínua - Artigos
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