Mediação escolar nas escolas estaduais paulistas: análise do trabalho a partir da revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995656

Palavras-chave:

Mediação de conflitos, Professor Mediador Escolar e Comunitário, Rede estadual paulista de ensino.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar o processo e os resultados de uma revisão bibliográfica que resultou em pesquisa sobre a atuação profissional dos docentes que exercem a função de Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC) no contexto da escola pública estadual paulista. A função, criada em 2010, apesar de recente, despertou interesse no meio acadêmico. A partir do processo de revisão bibliográfica foi possível verificar os caminhos percorridos por pesquisadores brasileiros, identificar relações e contradições existentes nos trabalhos e definir eixos de análise temática. Neste artigo, especificamente, será discutido o processo de implementação da função de PMEC, a formação necessária aos docentes, as dificuldades encontradas no trabalho, as atribuições legais e a relação estabelecida com os demais sujeitos escolares. Como principais resultados constatou-se que a implementação da função de PMEC deu-se sem um diálogo anterior com a comunidade escolar, acarretando pouco conhecimento por parte dos sujeitos escolares sobre as atribuições a serem exercidas. O acesso à função não levou em conta o perfil do docente, nem foi oferecida institucionalmente uma formação específica sobre a mediação de conflitos. O PMEC, individualmente, busca seu espaço de trabalho e sofre com o não reconhecimento das suas atribuições no ambiente escolar. Apesar das dificuldades, as pesquisas identificaram que, após a criação da função, foram constatados aspectos positivos nas relações interpessoais nas escolas.

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Biografia do Autor

Daiana Aparecida Del Bianco, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/FCLAr

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Bauru/SP. Mestre e Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Araraquara/SP. É Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Jaú/SP. Membro do grupo de pesquisa “Trabalho Docente, suas relações com o universo escolar e a sociedade”.

Maria José da Silva Fernandes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/FCLAr

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Bauru/SP e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Campus Araraquara/SP. Mestre e Doutora em Educação Escolar. Livre docente em Gestão Escolar. Líder do grupo de pesquisa “Trabalho Docente, suas relações com o universo escolar e a sociedade”.

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

BIANCO, D. A. D.; FERNANDES, M. J. da S. . Mediação escolar nas escolas estaduais paulistas: análise do trabalho a partir da revisão bibliográfica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5656022, 2023. DOI: 10.14244/198271995656. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5656. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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