Formação de professores e altas habilidades ou superdotação: evidências em planos de disciplinas de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995533

Palavras-chave:

Aluno com altas habilidades, Formação inicial do professor, Educação superior, Plano de disciplina.

Resumo

Vários estudos relatam fragilidades na formação dos professores da Educação Básica em relação aos conhecimentos sobre altas habilidades ou superdotação (AHSD) e defendem a necessidade de que conteúdos sobre essa temática sejam contemplados na formação docente.  Este artigo tem como objetivo analisar os planos das disciplinas curriculares da área da Educação Especial, buscando identificar se conhecimentos sobre AHSD estão sendo planejados e quais seus significados para formação inicial de professores dos cursos de Pedagogia, dos três campi, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Brasil. Desenvolveu-se uma pesquisa documental, por meio da técnica de análise de conteúdo dos planos de disciplina dos Cursos de Pedagogia. Os resultados apontaram que apenas um campus mencionou os conteúdos sobre as AHSD e indicou referencial teórico específico. Os dados indicaram que conhecimentos sobre essa temática não têm sido planejados como proposta de estudo nos cursos de formação inicial nessa instituição, revelando uma rede de significados (equívocos teóricos e inadequação terminológica, contradições entre as seções do plano, fragilidades nos saberes do professor formador e do professor em formação, ausência de objetivos para a formação inicial do professor e de referenciais teóricos da área, confirmando os resultados de outros estudos acerca da invisibilidade de estudantes com AHSD no Brasil. Conclui-se que devem ser trabalhados conhecimentos sobre essa temática desde a formação inicial do professor, como um direito ético e público dos indivíduos com potencial superior e como caminho para o reconhecimento de suas necessidades educacionais no contexto de uma educação para a diversidade e inclusão.

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Biografia do Autor

Josilene Domingues Santos Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA )/VCA

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- campus Vitória da Conquista e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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11-04-2023

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PEREIRA, J. D. S. .; RANGNI, R. de A. . Formação de professores e altas habilidades ou superdotação: evidências em planos de disciplinas de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5533023, 2023. DOI: 10.14244/198271995533. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5533. Acesso em: 29 mar. 2024.

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