O impacto das tecnologias digitais na formação inicial de professores sobre as suas práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994857

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as pesquisas desenvolvidas em âmbito nacional e internacional acerca do impacto da integração das tecnologias digitais na formação inicial de professores sobre suas práticas pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o intuito de fazer um levantamento de experiências realizadas nos últimos 10 anos, a fim de evidenciar seus principais resultados, contribuindo com novas pesquisas no âmbito da formação inicial de professores para a integração das tecnologias digitais. Os resultados foram apresentados e categorizados neste trabalho evidenciando três categorias de análise: a) revisões de literatura e de programas educacionais no campo da formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais; b) experiências e práticas no campo da formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais e c) formação inicial de professores com ênfase em competências digitais. Ilustra-se neste estudo, práticas, desafios, indicações e recomendações ao campo de estudo, apontando que a reflexão a cerca de um currículo de formação ancorado em diretrizes de competências digitais pode ser um caminho viável para o impacto positivo da inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos professores e que as experiências prévias que indicam níveis de competências digitais precisam ser valorizadas e trabalhadas na formação de professores para qualificar a sua transposição de um uso vinculado ao entretenimento ou pessoal para um contexto formal de educação que pressupõe uma intencionalidade e claros objetivos de aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gleice Assunção da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação. Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina. Membro atuante no Grupo de Pesquisa Edumídia (UFSC) e no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Intersetorialidade nas Políticas Públicas (Fundação Oswaldo Cruz). 

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ADMIRAAL, Wilfried et al. The Integrative Model of Behavior Prediction to Explain Technology Use in Post-Graduate Teacher Education Programs in the Netherlands. International Journal of Higher Education, v. 2, n. 4, p. 172-178, 2013. DOI: https://doi.org/10.5430/ijhe.v2n4p172. Disponível em: https://www.sciedu.ca/journal/index.php/ijhe/article/view/3507/0. Acesso em: 30 maio 2019.

AIRES, Luísa; PALMEIRO, Ricardo; PEREDA, Visitación. Das Competências de uso das Tecnologias Digitais ao Exercício pleno da Cidadania Digital. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 1, p. 9-25, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp9-25. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/22052. Acesso em: 2 jan. 2020.

ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores sobre rede e escolas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 747-768, out. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000300006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kK4GWz6hK3ZmP8VcJhQrbzQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2019.

ALVES, Lynn. Relações entre jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Educação, Formação & Tecnologias, v. 1, n. 2, p. 3-10, nov. 2008. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/58. Acesso em: 10 jun. 2019.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 7 ago. 2019.

ANDRÉ, Marli; MARTINS, Francine de Paulo. Reflexões sobre a formação de professores: um diálogo com Marli André. Devir Educação, v. 4, n. 1, p. 188-198, 2020. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/241. Acesso em: 01 fev. 2021.

ANDROSHCHUK, Iryna; ANDROSHCHUK, Ihor. Methodology in Training Future Technology and Engineering Teachers in the USA. Comparative Professional Pedagogy, v. 7, n. 3, p. 70-74, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1515/rpp-2017-0038. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1161317. Acesso em: 10 jun. 2019.

BAGETTI, Sabrina; MUSSOI, Eunice Maria; MALLMANN, Elena Maria. Fluência tecnológico-pedagógica na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA). Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 185-205, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.185-205. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16769. Acesso em: 21 jun. 2019.

BARCELOS, Gilmara Teixeira; PASSERINO, Liliana Maria; BEHAR, Patrícia Alejandra. Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 16., 2010, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.]: WIE 2010, 2010. p. 1031-1040. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/view/2025. Acesso em: 02 jun. 2021.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5pBFdjL4mWHnSM5jXySt9VF/?lang=pt. Acesso em: 17 maio 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1. Acesso em: 12 set. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília: Inep/MEC, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 5 jan. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 12 set. 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/ dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 26 dez. 2020.

BUZATO, Marcelo. Letramentos multimodais críticos: contornos e possibilidades. Revista Crop, Campinas, ed. 12, p. 108-144, dez. 2007.

CABRERA BORGES, Claudia et al. Tecnologías digitales: análisis de planes de profesorado de Uruguay. Cuadernos de Investigación Educativa, Montevideo, v. 9, n. 2, p. 13-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.18861/cied.2018.9.2.2858. Disponível em: https://revistas.ort.edu.uy/cuadernos-de-investigacion-educativa/article/view/2858. Acesso em: 12 jun. 2019.

CERDAS, Luciene et al. Educação a distância e políticas de formação de professores: um balanço de estudos da área da educação. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ELEARNING, 3., 2013, Lisboa. Anais eletrônicos [...]. Lisboa: Universidade Aberta, dez. 2013. p. 1-18. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2992. Acesso em: 7 nov. 2021.

CID, Ana Isabel; CID, Rocío Guede; RODRIGUEZ PIÑERO, Piedad Tolmos. La clase invertida en la formación inicial del profesorado: acercando la realidad del aula de matemáticas. Bordón, v. 70, n. 3, p. 77-93, 2018. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/BORDON/article/view/64127. Acesso em: 12 jun. 2019.

CIEB. Competências de professores e multiplicadores para uso de TICs na educação. [S. l.], fev. 2019. Disponível em: http://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/02/CIEB_NotaTecnica8_FEV2019.pdf. Acesso em: 14 abr. 2019.

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. La utilización de las tecnologías de la información y la comunicación en la educación: Del diseño tecno-pedagógico a las prácticas de uso. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicología de la educación virtual. Madrid: Morata, 2008. p. 74-103.

COUTINHO, Clara Pereira. Tecnologias web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 75-86, maio 2009. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/46. Acesso em: 12 jun. 2019.

DE LA IGLESIA VILLASOL, Mª Covagonda. Aprendizaje Basado en un Proyecto Docente: Aprendizaje, creatividad, innovación y nuevos roles en la formación de profesorado en la era digital. Revista Complutense de Educación, v. 29, n. 4, p. 1253-1278, 17 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5209/RCED.55256. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/55256. Acesso em: 15 jun. 2020.

DÍAZ, Roselina Pérez. Competencia Digital Docente en los Institutos Superiores de Formación de Maestros: Caso de República Dominicana. Pixel-Bit, n. 55, p. 75-97, Mayo 2019. DOI: https://doi.org/10.12795/pixelbit.2019.i55.05. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/64912.

DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Censo da Educação Superior 2018. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 5 jan. 2020.

DOCKENDORFF, Monika; SOLAR, Horacio. ICT integration in mathematics initial teacher training and its impact on visualization: the case of GeoGebra. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 49, n. 1, p. 66-84, 2018.

FAUNDEZ, Claudio et al. Laboratorio Virtual para la Unidad Tierra y Universo como Parte de la Formación Universitaria de Docentes de Ciencias. Formación Universitaria, La Serena, v. 7, n. 3, p. 33-40, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062014000300005. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062014000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 15 jun. 2020.

FINE, Bethann. A Corporate Partnership to Enhance Teacher Training. TechTrends, v. 56, p. 27-30, 2012.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300026. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302007000300026&script=sci_arttext. Acesso em: 01 fev. 2021.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000300017&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 01 fev. 2021.

FUCHSOVA, Maria; KORENOVA, Lilla. Visualisation in Basic Science and Engineering Education of Future Primary School Teachers in Human Biology Education Using Augmented Reality. European Journal of Contemporary Education, v. 8, n. 1, p. 92-102, 2019.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, jan./mar. 2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018. Acesso em: 30 mai. 2019.

GARCIA, Marta Fernandes et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16108. Acesso em: 30 mai. 2019.

GATTI, Bernardete. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255720142823. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2823/0. Acesso em: 7 ago. 2019.

GATTI, Bernardete; NUNES, Maina Muniz Rossa. (org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. v. 29.

GATTI, Bernardete et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GOMES, Suzana dos Santos. Infância e Tecnologias. In: COSCARELLI, Carla Viana. (org.). Tecnologias para Aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 145-158.

HERNÁNDEZ, Ronald; ORREGO CUMPA, Rosalina; QUIÑONES RODRÍGUEZ, Sonia. Nuevas formas de aprender: La formación docente frente al uso de las TIC. Propositos y Representaciones, v. 6, n. 2, p. 671-701, jul./dic. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2018.v6n2.248. Disponível em: Nuevas formas de aprender: https://revistas.usil.edu.pe/index.php/pyr/article/view/248. Acesso em: 30 mai. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KARSENTI, Thierry; LIRA, María Lourdes. ¿Están listos los futuros profesores para integrar las TIC en el contexto escolar? El caso de los profesores en Quebec, Canadá. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 13, n. 1, p. 56-70, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/redie/v13n1/v13n1a4.pdf. Acesso em: 2 jun. 2019.

KIHOZA, Patrick et al. Classroom ICT integration in Tanzania: Opportunities and challenges from the perspectives of TPACK and SAMR models. International Journal of Education and Development using ICT, v. 12, n. 1, p. 107-128, 2016. Disponível em: http://ijedict.dec.uwi.edu/include/getdoc.php?id=6717&article=2035&mode=pdf. Acesso em: Acesso em: 30 mai. 2019.

KIM, Dongryeul; BOLGER, Molly. Analysis of Korean Elementary Pre-Service Teachers’ Changing Attitudes About Integrated STEAM Pedagogy Through Developing Lesson Plans. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 15, n. 4, p. 587-605, 2017.

LILLEJORD, Sølvi et al. Learning and teaching with technology in higher education: a systematic review. Oslo: Knowledge Center for Education, 2018.

LLAMAS-SALGUERO, Fátima; GÓMEZ, Escolástica Macías. Formación inicial de docentes en educación básica para la generación de conocimiento con las Tecnologías de la Información y la Comunicación. Revista Complutense de Educación, v. 29, n. 2, p. 577-593, 2018. DOI: https://doi.org/10.5209/RCED.53520 Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/53520. Acesso em: 13 jun. 2019.

LOPES, Rosemara Perpétua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 269-296, oct./dic. 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157594. Acesso em: 13 jun. 2019.

LOPEZ DE LA MADRID, María Cristina; CHAVEZ ESPINOZA, José Antonio. La formación de profesores universitarios en la aplicación de las TIC. Sinéctica, n. 41, p. 2-18, dic. 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/sine/n41/n41a5.pdf. Acesso em: 2 jun. 2019.

MALDONADO, María Eugenia. El aula, espacio propicio para el fortalecimento de competencias ciudadanas y tecnológicas. Sophia, v. 14, n. 1, p. 39-50, enero/jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.18634/sophiaj.14v.1i.822. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4137/413755833004/. Acesso em: 13 jun. 2019.

MARTÍNEZ, Pedro Miralles; CARRASCO, Cosme Jesús Gómez; FERRER, Laura Arias. L’ensenyament de les ciències socials i el tractament de la informació. Una experiència amb l’ús de webquests en la formació del professorat d’educació primària. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), v. 10, n. 2, p. 98-111, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.7238/rusc.v10i2.1536. Disponível em: https://rusc.uoc.edu/rusc/ca/index.php/rusc/article/view/v10n2-miralles-gomez-arias.html. Acesso em: 13 jun. 2019.

MARTÍNEZ, Rosana; LEITE, Carlinda; MONTEIRO, Angélica. TIC y formación inicial de maestros: oportunidades y problemas desde la perspectiva de estudiantes. Cuadernos de Investigación Educativa, Montevideo, v. 7, n. 1, p. 69-92, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18861/cied.2016.7.1.2577. Disponível em: https://revistas.ort.edu.uy/cuadernos-de-investigacion-educativa/article/view/2577. Acesso em: 13 jun. 2019.

MAYS, Tony John. Developing Practice: Teaching Teachers Today for Tomorrow. Online Submission, 2011. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED529344. Acesso em: 12 jun. 2019.

MELETIOU-MAVROTHERIS, Maria; PRODROMOU, Theodosia. Pre-Service Teacher Training on Game-Enhanced Mathematics Teaching and Learning. Technology, Knowledge and Learning, v. 21, n. 3, p. 379-399, Oct. 2016.

MISRA, Pradeep Kumar. Formação de professores para usar e produzir recursos educacionais abertos: uma abordagem vantajosa para todos. Jornal de Tecnologia Educacional, v. 9, n. 2, p. 1-7, 2012.

MONTES MARTINEZ, Ruth et al. Alfabetización informacional y digital mediante b-learning. InterCambios, Montevideo, v. 6, n. 1, p. 13-22, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2301-01262019000100013&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 29 maio 2019.

NAPAL FRAILE, María; PEÑALVA-VÉLEZ, Alicia; MENDIÓROZ LACAMBRA, Ana. Development of Digital Competence in Secondary Education Teachers’ Training. Education Sciences, v. 8, n. 3, p. 104, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci8030104. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/8/3/104. Acesso em: 13 jun. 2019.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000401106&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 7 ago. 2019.

ORTEGA-SÁNCHEZ, Delfín; GÓMEZ-TRIGUEROS, Isabel María. Massive Open Online Courses in the Initial Training of Social Science Teachers: Experiences, Methodological Conceptions, and Technological Use for Sustainable Development. Sustainability, v. 11, n. 3, p. 578, 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/su11030578. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/11/3/578. Acesso em: 14 jun. 2019.

OSAKWE, N. R. The Influence of Information and Communication Technology (ICT) on Teacher Education and Professional Development in Delta State, Nigeria. Asian Journal of Information Technology, v. 9, n. 5, p. 280-285, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.3923/ajit.2010.280.285. Disponível em: https://www.medwelljournals.com/abstract/?doi=ajit.2010.280.285. Acesso em: 11 jun. 2019.

PERES, Paula. O que é o STEM - e como ele pode melhorar a sua aula. In: PERES, Paula. Nova Escola. [S. l.], 26 abr. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11683/o-que-e-o-stem-e-como-ele-pode-melhorar-a-sua-aula. Acesso em: 15 maio 2021.

PERINELLI NETO, Humberto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro. Cinema, Prática de Ensino de História e Geografia e Formação Docente - produção de curtas metragens (experiências e estudos de caso). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 4, p. 279-304, out./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698136609. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/fYdwts5hjQGTVpGphGWjk6h/?lang=pt. Acesso em: 2 jun. 2019.

PESCE, Lucila. O educador em foco: um olhar sobre as políticas de formação docente na modalidade de educação a distância. In: FELDMANN, Marina (org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo, 2009. p. 113-153.

POOL, Jessica; REITSMA, Gerda; MENTZ, Elsa. An evaluation of technology teacher training in South Africa: Shortcomings and recommendations. International Journal of Technology and Design Education, v. 23, n. 2, p. 455-472, May 2013.

RAO, Aditi. What Is The Difference Between Technology Use And Technology Integration? In: TEACHBYTES. TeachThought University. [S. l.], 2022. http://teachbytes.com/2013/03/29/whats-the-difference-between-using-technology-and-technology-integration/&gt. Acesso em: 10 jun. 2019.

ROHAAN, Ellen; TACONIS, Ruurd; JOCHEMS, Wim. Analysing teacher knowledge for technology education in primary schools. International Journal of Technology and Design Education, v. 22, n. 3, p. 271-280, Aug. 2012.

ROSE, Mary Annette et al. Status of Elementary Teacher Development: Preparing Elementary Teachers to Deliver Technology and Engineering Experiences. Journal of Technology Education, v. 28, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.21061/jte.v28i2.a.1. Disponível em: https://scholar.lib.vt.edu/ejournals/JTE/v28n2/rose.html. Acesso em: 12 jun. 2019.

SANABRIA RODRÍGUEZ, Luis; LÓPEZ VARGAS, Omar; LEAL URUENA, Linda Alejandra. Desarrollo de competencias metacognitivas e investigativas en docentes en formación mediante la incorporación de tecnologías digitales: aportes a la excelencia docente. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 67, p. 147-170, 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rcde/n67/n67a08.pdf. Acesso em: 2 jun. 2019.

SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLÜNZEN, Klaus. Information and Communication Digital Technologies and teacher formation in a Contructionist, Contextual and Meaningful approach to generate an inclusive school. In: IEEE 63rd Annual Conference International Council for Education Media, 63, 2013. Anais eletrônicos [...]. [S. l.]: IEE, 2013.

SCHERER, Ronny et al. The importance of attitudes toward technology for pre-service teachers' technological, pedagogical, and content knowledge: Comparing structural equation modeling approaches. Computers in Human Behavior, v. 80, p. 67-80, Mar. 2018.

SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ALVES FILHO, José de Pinho; SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/CQDVrhwXNPYtWzyzSTk4XFf/?lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2019.

SHARPLIN, Erica; STAHL, Garth; KEHRWALD, Ben. "It's about Improving My Practice": The Learner Experience of Real-Time Coaching. Australian Journal of Teacher Education, v. 41, n. 5, p. 119-135, May 2016. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1102072.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

SHIROMA, Eneida; EVANGELISTA, Olinda. Formação humana ou produção de resultados? Trabalho docente na encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 314-341, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2730. Acesso em: 7 ago. 2019.

SILVA, Gleice Assunção da et al. Formação de professores para o uso de jogos digitais: um estudo com os egressos do curso de especialização em educação na cultura digital. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189936. Acesso em: 12 jun. 2019.

SILVA, Gleice Assunção da; RAMOS, Daniela Karine; RIBEIRO, Fabiana Lopes. Formação Inicial de Professores à Distância para a integração das tecnologias Digitais: Um Estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Aberta do Brasil/UFSC. International Journal of Engineering and Management, v. 8, n. 21, p. 3-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81626. Acesso em: 2 ago. 2020.

SILVA, Gleice Assunção da; RAMOS, Daniela Karine; RIBEIRO, Fabiana Lopes. Formação Inicial de Professores à Distância para o Uso das Tecnologias Digitais: Um Estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Aberta do Brasil/UFSC. In: SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 3, 2019. Anais eletrônicos [...]. Araranguá: UFSC, 2019.

SILVA, Juarez Bento Da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração De Tecnologia Na Educação: Proposta De Modelo Para Capacitação Docente Inspirada no Tpack. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698232757. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gzgFdTsmv9vGmKNQnFPQLQF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2021.

SILVA, Kétia Kellen Araújo da; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wPS3NwLTxtKgZBmpQyNfdVg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2021.

SILVA, Kétia Kellen Araújo da et al. Construção e Validação de um Modelo de Competências Digitais para Alunos da Educação a Distância no Brasil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 19, n. 1, p. 45-61, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17398/1695-288X.19.1.45. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/3427. Acesso em: 23 ago. 2021.

SIMARD, Stéphanie; KARSENTI, Thierry. A Quantitative and Qualitative Inquiry into Future Teachers’ Use of Information and Communications Technology to Develop Students’ Information Literacy Skills. Canadian Journal of Learning and Technology, v. 42, n. 5, 2016. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1130131. Acesso em: 20 ago. 2019.

SMOLYANINOVA, Olga; BEZYZVESTNYKH, Ekaterina. Implementing Teachers' Training Technologies at a Federal University: E-portfolio, Digital Laboratory, PROLog Module System. International Journal of Online Engineering, v. 15, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.3991/ijoe.v15i04.9288. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-joe/article/view/9288. Acesso em: 14 jun. 2019.

SOSA DÍAZ, María José; PALAU MARTÍN, Ramón. Flipped classroom para adquirir la competencia digital docente: una experiencia didáctica en la Educación Superior. Pixel-Bit, n. 52, p. 37-54., enero 2018. DOI: https://doi.org/10.12795/pixelbit.2018.i52.03. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/68935. Acesso em: 15 jun. 2019.

TOLSDORF, Yannik; MARKIC, Silvija. Development and Changes in Student Teachers Knowledge Concerning Diagnostic in Chemistry Teaching-A Longitudinal Case Study. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, p. 12, 2018. DOI: https://doi.org/10.29333/ejmste/94232. Disponível em: https://www.ejmste.com/article/development-and-changes-in-student-teachers-knowledge-concerning-diagnostic-in-chemistry-teaching-5577. Acesso em: 15 jun. 2019.

WADMANY, Rivka; ZEICHNER, Orit; MELAMED, Orly. Students in a Teacher College of Education Develop Educational Programs and Activities Related to Intelligent Use of the Web: Cultivating New Knowledge. Journal of Educational Technology, v. 10, n. 4, p. 18-28, 2014.

ZÁHOREC, Ján; HAŠKOVÁ, Alena; MUNK, Michal. Particular results of a research aimed at curricula design of teacher training in the area of didactic technological competences. International Journal of Engineering Pedagogy, v. 8, n. 4, p. 16-31, 2018. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jep/article/view/8184. Acesso em: 11 jun. 2019.

Publicado

19-05-2023

Como Citar

SILVA, G. A. da; RAMOS, D. K. O impacto das tecnologias digitais na formação inicial de professores sobre as suas práticas pedagógicas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4857035, 2023. DOI: 10.14244/198271994857. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4857. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-02-08
##plugins.generic.dates.published## 2023-05-19