Práticas educativas de direito a participação: Bebês sim, passivos não!
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5845Palavras-chave:
Práticas Educativas, Educação Infantil, Bebês.Resumo
Práticas educativas que assegurem a participação infantil como um direito da criança é um desafio complexo aos/as professores/as que atuam na Educação Infantil, sobretudo no grupo dos bebês. Este estudo de cunho bibliográfico se propõe a contribuir com as discussões da área, buscando indícios acerca das nuances que emergem das práticas educativas realizadas com os bebês no contexto de atendimento formal e coletivo das instituições para, diante destas, refletir sobre os limites e possibilidades de práticas voltadas a assegurar a participação como um direito. O conceito de currículo orientador das práticas, os contextos de vida das crianças fora da instituição educativa, a articulação entre as ações de educar e cuidar e a complexa sutileza necessária ao trabalho docente realizado com os bebês compõem o conjunto de nuances discutidas para buscar indícios de como as práticas educativas podem se efetivar a luz do direito a participação infantil. Como conclusões finais destaca-se que, diante das especificidades e sutilezas que permeiam a educação dos bebês, é preciso que a todo momento os adultos envolvidos no processo se questionem sobre como exercem suas práticas, sobre quais concepções orientam seus fazeres, sobre como planejam e possibilitam a participação dos bebês no dia a dia, de modo que se construa uma prática educativa forjada com eles e não somente para eles.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erone Hemann Lanes, Jordana Wruck Timm
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-24