O MARAVILHOSO PRIMEIRO ANO DE VIDA (tradução)

Barbara Ongari

Resumo


A imensa potencialidade do primeiro ano de vida e de este ser fundamental para o desenvolvimento da personalidade são discutidos aqui em uma perspectiva relacional, evidenciando o significado fundamental da qualidade da interação precoce, verbal e não verbal, entre a criança e as suas educadoras ou educadores. Também é demonstrado o papel fundamental das emoções e das experiências interpessoais na construção da arquitetura da mente infantil.

Palavras-chave: relação pais/mães-criança; neurobiologia do desenvolvimento mental precoce; papel das educadoras; emoções dos adultos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199970

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br