Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância

Milene Francisca Coelho Sobreira, Lourdes Helena da Silva

Resumo


DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199915

 

A Pedagogia da Alternância tem se destacado nas últimas décadas no Brasil, principalmente no interior do movimento de Educação do Campo. Apesar de sua importância e seu uso em expansão, ainda são escassas as pesquisas que enfocam a temática da construção do conhecimento na dinâmica pedagógica da alternância. É, neste contexto, que o presente trabalho tem, como objetivo, iniciar uma discussão sobre a centralidade da vida na Pedagogia da Alternância e como esta centralidade reflete num modo novo de compreensão do processo de construção do conhecimento. Na operacionalização deste propósito, realizamos um resgate histórico da origem e da expansão da Pedagogia da Alternância, destacando em sua gênese e, principalmente, nas experiências brasileiras de formação por alternância, a dinâmica como com a qual o conhecimento vem sendo proposto nessa prática pedagógica. Nossas análises indicam que a realidade e a vida são elementos desencadeadores na constituição da Pedagogia da Alternância e de sua forma de compreensão do processo de construção do conhecimento. Particularmente na sociedade brasileira, o diálogo das experiências de formação por alternância com os ideais pedagógicos de Paulo Freire e do movimento da Educação do Campo tem gerado inúmeras e diferentes experiências educativas que, como elemento comum, assumem uma perspectiva de que o conhecimento deve ser construído a partir da vida, na relação dialética entre ação e reflexão.

Palavras-chave: Educação do campo, Alternância, Processos educativos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199915

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Quadrimestral. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br