O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PROVINHA BRASIL

Elizangela da Silva Galvão, Adair Mendes Nacarato

Resumo


Este artigo tem como tema central a análise das concepções de letramento presentes em situações problemas na Provinha Brasil de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental e realiza reflexões acerca da relação entre o letramento e o letramento matemático.  Seu objetivo é distinguir os conceitos de alfabetização matemática e de letramento matemático presentes nas questões que envolvem a resolução de problemas. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão do letramento e, também, sobre o letramento matemático; sobre os conceitos de letramento autônomo e ideológico; e sobre seu paralelismo entre a alfabetização matemática e o letramento matemático. Refletimos sobre as concepções de resolução de problemas, bem como quais destas concepções adotadas pelos teóricos perpassam pela alfabetização ou pelo conceito de letramento matemático. Para realizar a análise documental, trouxemos, na íntegra, as cinco questões relacionadas à resolução de situações problemas, tal qual foram apresentadas para os alunos, e analisamos como as concepções de letramento são evidenciadas nas resoluções de problemas no documento. Os resultados apontam que o discurso presente no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), 2011, sobre a resolução de problemas, não se aplica na prática, pois as questões analisadas resumem-se a atividades de alfabetização matemática, não perpassando pelo conceito de letramento.

Palavras chave: Letramento matemático; Provinha Brasil de Matemática; Situações problemas.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199849


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199849

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br