A pedagogia em foco: Estudo bibliográfico sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e professores iniciantes

Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso, Paula Peclat de Oliveira dos Santos, Neuza Maria Ribeiro da Costa

Resumo


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199838

O trabalho constitui-se em uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nos anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd e no banco de teses e dissertações do Portal Domínio Público. Nesta pesquisa o objetivo foi levantar dados pertinentes à formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos últimos anos. Concebendo a formação de professores como um contínuo de desenvolvimento, no qual a formação inicial e as primeiras experiências docentes constituem fases da carreira que se interligam no processo de desenvolvimento profissional, elegemos como descritores: formação inicial, desenvolvimento profissional e professores iniciantes. Os resultados apontam um conjunto de autores tomados como referência para discutir a formação de professores e a variação dos temas. No entanto, percebemos uma tímida exploração dos aspectos ligados ao desenvolvimento profissional e aos professores iniciantes. Também constatamos que o número de trabalhos que abordam a formação inicial, embora mais numerosos, ainda é insuficiente quando observamos a variedade de temáticas que envolvem essa etapa da formação. Os estudos considerados reiteram a necessidade de revisão da formação inicial, a interferência de diferentes fatores no desenvolvimento profissional e a importância de programas de apoio a professores iniciantes.

Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica, Formação inicial, Desenvolvimento profissional, Professores iniciantes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199838

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Quadrimestral. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br