COMPREENSÕES SOBRE AMOSTRA AO MANIPULAR DADOS NO SOFTWARE TINKERPLOTS: UM CASO DE UMA PROFESSORA POLIVALENTE

Maria Niedja Pereira Martins, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Tamires Nogueira Queiroz

Resumo


Este artigo discute os resultados de um estudo de caso que investigou a compreensão sobre amostra por uma professora polivalente ao utilizar o software TinkerPlots. Buscou-se identificar a compreensão da professora a respeito de três aspectos básicos do conceito de amostra: tamanho, tipo e representatividade. O estudo também analisou as influências das ferramentas do TinkerPlots na compreensão desses três aspectos. A professora passou por uma entrevista inicial sobre o conceito de amostra; uma sessão de apresentação do software; realizou duas atividades de amostragem no TinkerPlots; e ao final respondeu a uma entrevista que teve o objetivo de identificar possíveis mudanças na compreensão sobre o conceito de amostra. As etapas da pesquisa foram registradas em áudio e vídeo e as transcrições geraram protocolos. Observou-se que a professora apresentou mudanças na compreensão sobre o tamanho e a representatividade em algumas amostras. Ela pode identificar tamanhos e preocupar-se com vieses em amostras pequenas, a partir de simulações usando a ferramenta Sampler, e da manipulação de dados usando a ferramenta Plot. As análises sugeriram que as atividades de amostragem desenvolvidas com esse software facilitaram compreensões sobre amostra.

Palavras-chave: Educação Estatística; Amostra; Software TinkerPlots.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199763


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199763

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br