RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Débora Santos de Andrade Dutra, Marger da Conceição Ventura Viana

Resumo


O presente artigo traz um estudo da utilização da metodologia da Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem, com o objetivo de investigar que contribuições esta pode trazer para alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil, na Educação a Distância (EAD). A pesquisa, realizada em 2010, teve a participação de alunos do curso e da modalidade mencionados, matriculados na disciplina Seminário III - Resolução e formulação de problemas como abordagem metodológica para o ensino da Matemática, em Polos de Apoio Presencial do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade. Os instrumentos de coleta de dados foram os fóruns de resolução de problemas na Plataforma Moodle, questionários e chats.  Os dados coletados foram organizados e analisados segundo sua natureza e a literatura consultada.  A pesquisa mostrou resultados positivos. A partir das interações analisadas e dos depoimentos dos estudantes, observou-se que a proposta de trabalho proporcionou a aprendizagem de conteúdos específicos de Matemática. Levou-os a perceber a importância de resolver problemas, incentivando a postura crítica, sem a utilização de processos mecânicos e memorizados.  Além disso, permitiu que os alunos refletissem sobre sua prática profissional.

Palavras-chave: Resolução de Problemas; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Educação a Distância; Formação Inicial de Professores.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199760


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199760

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br