VÍDEOS E MATEMÁTICA NO COLETIVO (RE)AÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA QUE VEM SE TORNANDO HISTÓRIA

Douglas Carvalho de Menezes, Mário Lucio Alexandre, Arlindo José de Souza Júnior

Resumo


O que segue é parte da história de um subprojeto do Coletivo (RE)Ação. O Coletivo ao qual nos referimos é um grupo que visa contribuir para o processo de formação de jovens residentes na Zona Leste da Cidade de Uberlândia – MG, Brasil, conta ainda com a parceria da Organização Não Governamental (ONG) Ação Moradia, que cede o espaço para a realização dos encontros, bem como do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares (GPECPOP), e do Núcleo de Pesquisa em Educação e Mídias (NUPEME). Percebendo a possibilidade de desenvolver algo para além dos encontros tradicionais, os educadores com formação em Matemática colocaram em prática a ideia de gravar e divulgar vídeos em que os(as) garotos(as) narrassem a resolução de alguns exercícios de matemática discutidos no grupo. O objetivo é possibilitar meios para que os discentes possam melhorar seus conhecimentos nessa disciplina, além de vincular os vídeos ao blog do Grupo com o intuito de contribuir com aqueles que não tiveram a oportunidade de participar, bem como trabalhar com alguns recursos tecnológicos como câmera de vídeo e computador. Narramos e refletimos aqui sobre o que entendemos enquanto uma experiência que vem se tornando história para nossas vidas.

Palavras-chave:
Educação Popular; Educação Matemática; Coletivo; Tecnologia.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199757


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199757

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br