EDUCAÇÃO ONLINE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS

Renata Portela Rinaldi, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo


O presente texto versa sobre reflexões e apontamentos para o desenvolvimento profissional de formadores (da educação básica e do ensino superior) por meio da educação a distância. Mais especificamente, a educação online, considerando que a modalidade a distância, vinculada às tecnologias de informação e comunicação (TIC), torna-se um caminho para a concepção de novas oportunidades de desenvolvimento profissional considerando a escola como centro dos processos formativos.  Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de desenvolvimento profissional, formadores de professores e de educação a distância, situando-os como decorrentes de inúmeras concepções epistemológicas de conhecimento. Apresenta uma experiência de formação de formadores na perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito de um programa online, no qual participaram dezesseis formadores em exercício na educação básica e duas pesquisadoras de uma universidade pública no estado de São Paulo, Brasil. Finaliza com apontamentos de aprendizagens profissionais da docência, construídas coletiva e colaborativamente no ambiente virtual de aprendizagem, evidenciando que os elementos do desenvolvimento profissional em programas de formação online estão estreitamente articulados a concepção educacional e pedagógica que lhe dá suporte. Além de identificar diferentes momentos vividos pelos formadores nesse processo e pela construção de relações de confiança nas quais as dúvidas, angústias, medos, certezas e convicções que orientam suas ações são explicitados no coletivo, oferecendo a oportunidade de reflexão “na” e “sobre” a prática a partir de um olhar compartilhado, permitindo assim a explicitação do não-saber e a possibilidade de negociar e construir sentidos acerca de como tornar-se formador na educação básica.

Palavras-chave: educação a distância; educação online; desenvolvimento profissional; formadores de professores.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199755


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199755

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br