PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Juliane dos Santos Medeiros, Mercedes Carvalho

Resumo


Este artigo trata de uma investigação realizada sobre o ensino de Matemática  em um curso de Pedagogia, na modalidade a distância (EaD), no estado de Alagoas, Brasil, com o objetivo de analisar as atividades propostas para a  disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I, disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).  De acordo com o material coletado online, as análises indicaram que há pouca diversidade de atividades que favoreçam a aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados na disciplina e também que os recursos disponíveis, como os fóruns de discussão, não foram adequadamente utilizados para fomentar questionamentos ou discussões para favorecer a aprendizagem dos alunos. A disciplina que tratou do ensino da Matemática na formação do pedagogo deixa lacunas em relação à metodologia e aos conteúdos utilizados no curso, ao conteúdo trabalhado, e a não utilização das referências indicadas na ementa. Há a necessidade de melhorias no tratamento dado à Matemática na formação do pedagogo, na modalidade a distância, no tocante à metodologia utilizada e ao planejamento, fazendo jus às ferramentas que o AVA pode proporcionar.

Palavras-chave: ensino da Matemática; Pedagogia; educação a distância.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199753


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