FORMACION DOCENTE EN SERVICIO Y SU RECURRENCIA A MATERIAL MULTIMEDIA PARA ENSEÑAR LAS ENERGIAS RENOVABLES

Marta Ofélia Chaile, Verónica Mercedes Javi

Resumo


FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO E A RECORRÊNCIA A MATERIAL MULTIMIDIA PARA O ENSINO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

O trabalho relata uma investigação levada a cabo entre profissionais das áreas de Física – Energias Renováveis (ER) e Pedagogia, que procura difundir e ensinar as ER. Propôs-se, para isso, preparar um grupo de docentes de escolas técnicas sob a modalidade conhecida como Formação Docente em Serviço, em um processo onde a inserção e a recorrência a materiais técnico-informáticos se constituíram em importante contribuição. A investigação efetuou abordagens complementares: a inserção curricular das ER no nível médio, a formação em serviço de docentes do nível primário, a pesquisa-ação colaborativa entre docentes. Para caracterizar o sujeito da categoria “formação docente em serviço” foram aplicadas entrevistas e recolhidos relatos, narrativas de aulas dadas, de onde se interpretam concepções, representações e escolas de formação para os docentes. O material de ensino, por sua parte, foi testado em campo, mediante sucessivas análises. Os resultados do estudo qualitativo permitiram conhecer pautas de orientação do processo de formação, em relação ao uso de materiais técnico-informáticos no ensino.

Palavras-chave: formação docente em serviço; energias renováveis; material multimídia.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199752


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199752

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br