A POTÊNCIA DIDÁTICA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

Lucila Pesce

Resumo


O presente artigo discute sobre a fecundidade didática dos recursos educacionais abertos (REA), para a docência na contemporaneidade, trazendo uma reflexão, a partir da contextualização política e cultural, em consonância com a necessária leitura crítica das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Inicia com um panorama do atual contexto político brasileiro sobre formação de professores para o uso pedagógico das TIC. Prossegue com um brevíssimo delineamento de alguns dispositivos digitais que, embora não tenham sido concebidos em uma perspectiva educacional, estão disponíveis ao professor, no exercício da sua prática profissional. A seguir, versa sobre os recursos educacionais abertos, trazendo uma perspectiva histórica, uma discussão conceitual e um relato de algumas iniciativas exitosas. Conclui com o alerta de que, embora os REA apresentem uma potência para as práticas pedagógicas contemporâneas, o professor que dele se utiliza deve ter uma leitura crítica do valor das TIC na Educação, que lhe permita avaliar os limites e possibilidades das interfaces digitais, perceber quando e como utilizá-las e, sobretudo, fazê-lo sob enfoque cultural, em refuta à perspectiva instrumental, no dizer frankfurtiano.

Palavras-chave: formação de professores; políticas educacionais; tecnologias da informação e comunicação; recursos educacionais abertos.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199749


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199749

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br