Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década

Gabriela Alias Rios, Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199746

Blogs são usados para comunicação e interação entre as pessoas, e têm sido empregados no contexto educacional, como recurso, estratégia pedagógica, ou portfólio reflexivo e espaço de colaboração, na formação continuada informal de professores. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever como os blogs são utilizados no contexto pedagógico e os impactos destes usos. Para tanto, realizou-se um levantamento das teses e dissertações acerca do assunto, publicadas nos últimos dez anos, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Brasil, a partir dos descritores ‘blog’, ‘blogs’, ‘blogue’ e ‘blogues’. Selecionaram-se os trabalhos que tratam da utilização de blogs no contexto educacional, tanto na utilização como recurso pedagógico, como instrumento auxiliar na formação de professores. Para a seleção, foi realizada leitura dos resumos e, posteriormente, do trabalho completo. Foram selecionados 15 trabalhos, sendo 12 dissertações e três teses, que foram categorizados quanto à área do conhecimento em que foram produzidos; ao ano de publicação; ao enfoque da pesquisa, e aos impactos no contexto educacional. Conclui-se que os trabalhos foram produzidos majoritariamente na área da Educação, sendo que 40% das publicações são de 2011. As pesquisas apresentam enfoques diferenciados, que se classificam em (i) análises de blogs; (ii) aplicação para o ensino; (iii) formação docente. As pesquisas mostram que os impactos da utilização do blog na educação são positivos, pois auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, mas podem ser negativos, se não houver mudança na postura do professor.

Palavras-chave: Blogs, Educação, Prática pedagógica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199746

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br