ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS

Valéria Alvarenga Pimenta Vilas Boas, Celso Vallin

Resumo


Os conteúdos do presente artigo apresentam um breve relato sobre algumas questões referentes aos processos de alfabetização e de letramento e algumas considerações sobre o uso de tecnologias e do computador em ambiente escolar e de alfabetização. Mostram que o surgimento de recursos tecnológicos como ferramenta educacional e a crescente familiarização dos alunos com esses aparatos têm feito com que os professores busquem utilizar essas alternativas como instrumental didático. Nessa perspectiva, partimos para um estudo de caso com o objetivo principal de identificar se o uso do computador, com atividades voltadas para o ensino inicial da leitura e da escrita, especificamente das correspondências entre fonemas e grafemas, poderia colaborar, de alguma forma, com um grupo específico de alunos que ainda não havia atingido o nível alfabético da escrita. A pesquisa foi realizada, no segundo semestre do ano de 2010, com um grupo de alunos matriculados no 3º ano do Programa Básico de Alfabetização. Esses alunos já haviam frequentado os dois primeiros anos do Programa e, portanto, deveriam estar consolidando os processos de leitura, escrita, mas ainda se encontravam em níveis abaixo do esperado. As atividades do software apresentam estratégias fônicas, visuais e articulatórias, ressaltando, assim, o trabalho com algumas das facetas necessárias ao domínio inicial dos processos de leitura e de escrita. Concluímos que, quando aplicados de maneira sistemática, esses recursos tecnológicos colaboram com a evolução de alunos com atrasos no processo de leitura e escrita, trazendo uma roupagem nova para o trabalho com essas crianças; caracterizam-se com como uma atividade diferente, interessante, atrativa e motivadora e promovem uma maneira mais lúdica e significativa de aprendizagem, propiciando uma alfabetização mais condizente com a realidade do século XXI.

Palavras-chave: leitura; escrita; software educacional.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199745


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199745

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br