OS PROCESSOS DE APOIO ONLINE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS AVANÇOS

Débora Cristina Massetto, Márcia Rozenfeld Gomes de Oliveira, Maria Iolanda Monteiro

Resumo


O presente estudo propõe uma discussão sobre o apoio oferecido aos professores nas suas diferentes formas: programas, cursos e demais recursos que utilizem suporte online, para minimizar as dificuldades e diferentes demandas encontradas na profissão. Os processos que apoiam a formação docente, no universo digital, possibilitam refletir sobre as amplas transformações tecnológicas que estão acontecendo atualmente, a partir dos novos ritmos impostos, que podem alterar os processos de ensino e de aprendizagem. A velocidade com que as mudanças estão ocorrendo na sociedade apresenta a característica de tornar a aprendizagem permanente, com acesso intenso ao conhecimento, que influenciará em uma nova maneira de orientação na prática do professor. Os dados do nosso estudo foram baseados na busca por teses de doutorado de Programas de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação do país, que tratassem de estudos sobre o acompanhamento na formação docente, utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação. Para este relato, serão levantadas reflexões sobre os assuntos abordados nas pesquisas selecionadas por meio de critérios pré-estabelecidos: categorias envolvendo as palavras-chave. As análises apontam a especificidade do período em que se iniciaram as pesquisas selecionadas, somando-se à ênfase do apoio à somente algumas áreas de conhecimento, como a falta de acompanhamento ao professor em início de carreira e de docentes em outras licenciaturas, que não seja a matemática, para o qual encontramos um trabalho. O referencial teórico no estudo proposto se pauta na literatura sobre formação de professores e tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave:
Apoio docente online; Tecnologia da Informação e Comunicação; Formação de Professores.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199727

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199727

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br