PRÁTICAS MULTIRREFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO ONLINE: EXPRESSÕES DE UMA PESQUISA

Rosemary dos Santos, Edméa Oliveira dos Santos

Resumo


Mediante as experiências vivenciadas na pesquisa interinstitucional “A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores” no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (Proped - UERJ) propomos um olhar sobre os praticantes da pesquisa em sua formação plural habitando os diversos espaços formativos multirreferenciais. Para tanto, o objetivo deste texto é apresentar como as práticas de Educação online potencializam a interconexão de saberes, de narrativas e de aprendizagens nestes espaços formativos. Para enunciar tais práticas recorremos, além dos estudos das abordagens multirreferencial e dos cotidianos (Ardoino, Alves Macedo e Santos), aos estudos da cibercultura (Lemos, Santaella, Santos, Silva) e da educação online (Santos, Silva). Analisando os rastros das itinerâncias e narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: (a) É possível criarmos metodologicamente outras possibilidades, outros métodos de fazer pesquisa em Educação que possibilitem a materialidade das autorias dos docentes articulando escola, cidade, ciberespaço; (b) Precisaremos repensar os currículos em tempo de cibercultura e suas novas potencialidades comunicacionais; (c) Precisaremos discutir nas diversas redes educativas, sobre como estudar para além das tecnologias em si, adentrando na vida social estruturada por elas para entendermos como os praticantes dos cotidianos produzem seus saberes e a própria cultura sociotécnica.

Palavras-chave:
Educação online; Cibercultura; Pesquisa-formação, Cotidianos.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199715


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199715

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br