REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Eduardo S. Junqueira, Adriana Paula Amorim, Carla Sousa Braga

Resumo


O artigo apresenta o relato de experiência de formação, realizada no âmbito do Programa Mais Educação do MEC (Ministério da Educação), Brasil, de um grupo de professores de escolas públicas do estado do Ceará no eixo temático dos novos letramentos e das tecnologias digitais. A formação foi articulada em duas unidades que contemplaram três instâncias da temática trabalhada: a perspectiva sociocultural da cibercultura, a dimensão institucional da escola e a esfera profissional e pessoal do professor. A segunda unidade centrou-se ainda na análise crítica de uma experiência prática de uso de tecnologias digitais com fins educativos em um projeto de aprendizagem desenvolvido em parceria com a Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, a partir da experiência contrastante de dois professores. A partir desses elementos a formação estabeleceu um processo dialogado e reflexivo com os professores participantes, contribuindo para sua compreensão sobre os dilemas e possíveis formas de atuação no Programa para uso educativo das tecnologias digitais a partir do paradigma da cibercultura e com fins de melhoria da aprendizagem.

Palavras-chave: Formação docente; Tecnologias Digitais; Educação Integral.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199693


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199693

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br