DIÁRIOS DE AULA: DO PRESENCIAL AO VIRTUAL, RECURSOS PEDAGÓGICOS EM CONSTANTE REVISÃO

Rosa Maria Rigo, Maria Inês Corte Vitória

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da análise dos registros reflexivos descritos nos diários de professores, atuantes em escolas públicas e pertencentes ao curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, na modalidade a distância, utilizando o ambiente virtual TelEduc - Ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet.  Para tanto, se pautou pela seguinte problemática: De que maneira os registros descritos nos diários de professores, atuantes em escolas públicas e pertencentes ao referido curso de formação podem se converter em fonte de pesquisa?   Esta análise nos ajudou a compreender como tais registros podem se constituir em práticas permanentes de (re)construção de ações pedagógicas, bem como em ações que permitem identificar como professores que atuam com educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental desenvolvem, durante o exercício de sua prática docente, a reflexão de seu fazer com autonomia, criticidade e embasamento teórico, transformando-o em saber pedagógico. Utiliza-se como base deste artigo as contribuições de Zabalza (2004), Weffort (1996), Litto e Formiga (2009), autores que nos instigam a reflexão e podem auxiliar o docente no sentido de que, através do registro, possam realizar sua catarse sobre o vivenciado, refletindo e depurando sua ação docente. Assim, nossa temática traz como ponto fundamental a importância dos registros dos professores em um ambiente virtual. A metodologia utilizada neste estudo se pautou pelos princípios da pesquisa qualitativa e destaca como achados mais significativos da investigação: os professores investigados buscam alternativas de atualização após a conclusão da primeira graduação; a maioria possui uma graduação e no mínimo uma especialização realizada na modalidade presencial; a modalidade Educação a Distância representa, para os professores, significativa alternativa de atualização; apesar de enfrentarem jornadas de 40 ou 60 horas de trabalho, muitos encontram na EAD alternativas de atualização profissional.

Palavras-chave: Diários de aula; Educação; Tecnologias.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199692


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199692

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br