A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO NAS PENITENCIÁRIAS FEDERAIS

Rafael Pitwak Machado Silva, Suemy Yukizaki, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

Resumo


No Brasil, a Educação a Distância tem um valor estratégico por possibilitar a democratização do acesso à educação em locais distantes dos grandes centros urbanos. Entretanto, pode-se estender este valor estratégico aos presídios de segurança máxima por favorecer a assistência educacional para as pessoas em situação de perda de liberdade, o que já está previsto na legislação. Além desse aspecto, destaca-se o incentivo à autonomia nos estudos como uma marca da Educação a Distância, oportuna a este público, e a possibilidade de remição de parte do tempo de execução da pena de acordo com a Lei de Execução Penal. O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate em torno do tema a partir de reflexões em que se analisa a legislação e os trabalhos de especialistas.

Palavras-chave: Sistema penitenciário; Educação Prisional; Educação a Distância.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199672


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199672

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br