EMPREGANDO A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O MUNDO DO TRABALHO

Amal Rahif Suleiman

Resumo


O presente relato é uma experiência desenvolvida em uma escola de Ensino Médio da rede estadual de ensino de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil, com o objetivo de promover e aumentar atitudes positivas diante dos conteúdos escolares de Matemática. Nas atividades relatadas, alunos da 2ª série do Ensino Médio investigaram e representaram suas pesquisas sobre a presença e a importância das ferramentas da Matemática no mundo do Trabalho e, em consequência, nas ações diárias de profissionais de diversas áreas do conhecimento. As reflexões sobre a experiência ocorrida permitem inferir que ao: 1) se encontrarem com a influência da Matemática na realidade social, nas situações do cotidiano de “trabalhadores”, 2) constatarem que a Matemática foi construída ao longo dos séculos com estudo e “trabalho” de muitos matemáticos e 3) verificarem que em numerosos cursos de graduação existem disciplinas que, direta ou indiretamente, são de conteúdo matemático; houve uma maior participação dos estudantes nas aulas, passaram a ver os assuntos com significado e a valorizar o fato de aprender com profundidade.

 

Palavras-chave: Matemática; Educação Matemática; Trabalho; Profissões.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199606

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199606

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br