AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS ELABORADAS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS

Valdinei Cezar Cardoso, Leidiane de Mello Esprisigo, Lilian Akemi Kato

Resumo


A Teoria das Representações Semióticas de Duval foi o referencial teórico norteador desta pesquisa, que teve como objetivo principal identificar, por meio de registros obtidos em atividades mediadas por jogos digitais, as possíveis representações mentais elaboradas por crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados, feita durante o trabalho de conclusão de um curso de Pedagogia, deu-se por meio de gravações em vídeo e de registros escritos produzidos pelos estudantes. A análise dos dados identificou a elaboração e a manifestação de representações de conceitos matemáticos. Os dados foram analisados de acordo com a proposta de Henry (2006) e sob as lentes da teoria de Duval (2003). Os resultados apontam que os diversos registros apresentados pelos estudantes têm uma estreita relação com as competências desenvolvidas durante o jogo e a resolução de atividades escritas na mesma categoria. Dessa forma, esta pesquisa possibilita o estudo de situações nas quais os estudantes precisam interpretar e converter diferentes tipos de representações semióticas, a fim de compreender o complexo processo da construção de conceitos matemáticos pelas crianças.

Palavras-chave: Ensino da Matemática; Jogos Digitais; Representações Semióticas.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199543


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199543

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br