Revista Eletrônica de Educação, Vol. 3, No 2 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: subsídios para a prática educativa

Equipe Nucleo EJA Guarulhos

Resumo


O presente relato é o resultado das discussões do Grupo de Construção Curricular (GCC) do Programa de Educação de Jovens e Adultos Fundamental Regular com Educação Profissional da Rede Municipal de Educação de Guarulhos e é composto de três partes. Na introdução relatamos o processo de constituição do GCC; as reflexões sobre as temáticas abordadas nos quatro encontros e a questão problematizadora escolhida pelos educadores para a elaboração do texto. Na segunda parte do texto, discutimos a concepção de alfabetização e letramento a partir dos diferentes autores pesquisados pelos educadores e apresentamos algumas orientações sugeridas pelo Grupo para o planejamento de situações de aprendizagens na perspectiva do letramento. Ao final, realizamos algumas considerações a partir das discussões no Grupo.

Palavras-chave: alfabetização, letramento, Educação de Jovens e Adultos, processo de construção curricular, currículo

Abstract

Literacy in youth and adults: fees for educational practice
This text is the result of the discussions of the Construction Curriculum (GCC) of the Education Program for Youths and Adults with Basic Regular Education Professional Education Department of Guarulhos and is composed of three parts. In the introduction to report the formation of the GCC, the reflections on the issues addressed in the four meetings and problem-question chosen by teachers for the preparation of the text. In the second section, we discuss the concept of literacy from different authors surveyed by educators and present some guidelines suggested by the Group for the planning of learning situations in the light of literacy. At the end, we made some considerations from the discussions within the Group.

Key words: literacy, Youth and Adults, the process of curriculum construction, curriculum


Texto Completo: PDF

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Semestral. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br

 

Indexada em:

Edubase (Faculdade de Educação/UNICAMP - Campinas, SP - Brasil)

Revistas no SEER (IBICT-SEER, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas)

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal. UNAM, Universidad Nacional Autónoma de Mexico)

Sumarios.org (Sumários de Revistas Brasileiras, Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto-SP, FUNPEC-RP)

DOAJ (Directory of Open Access Journals - Lund University Libraries Head Office, Suécia)

Scirus (Elsevier B.V., Amsterdam, The Netherlands, for scientific information only)

DRJI (Directory of Research Journals Indexing)

ULRICHSWEB (Global Serials Directory)

Portal de Periódicos CAPES/MEC (Ministério da Educação - Brasil)

Google Acadêmico