O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA POR MEIO DE FRACTAIS E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Apresentamos neste artigo uma proposta didático-pedagógica para o ensino do conceito de Probabilidade Geométrica por meio do uso de fractais. Para isso, formulamos problemas que, ao serem resolvidos pelos alunos, podem levá-los à construção ou reconstrução do conceito de Probabilidade Geométrica. Num primeiro momento, os problemas têm como propósito ensinar Matemática. Os problemas foram formulados utilizando fractais, como por exemplo, o Triângulo de Sierpinski. Após o trabalho com os problemas, o professor deverá sistematizar os conceitos estudados mediante o formalismo e o rigor característicos dessa ciência. Os temas explorados foram a definição de Probabilidade Geométrica e problemas envolvendo os conceitos de Evento Complementar, União de dois Eventos e o conceito de Probabilidade Condicional. Os problemas aqui apresentados são originais e podem fornecer subsídios para os professores do Ensino Médio que trabalham, ou que desejam trabalhar com conceitos de Probabilidade Geométrica.
Palavras-chave: Ensino; Probabilidade Geométrica; Resolução de Problemas; Fractais e Triângulo de Sierpinski.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199500
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14244/19827199500
____________
Propriedade Intelectual
Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/
____________
REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br