INCLUSÃO DE ALUNA SURDA NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE LONDRINA

Tirza Cosmos dos Santos Hirata, Alessandra Dutra, Letícia Jovelina Storto

Resumo


Esta pesquisa retrata o processo de inclusão de uma aluna surda em um Curso Técnico Subsequente em Contabilidade em um colégio estadual da cidade de Londrina, Paraná, Brasil. Tem por objetivos compreender as dificuldades da aluna surda em um processo de inclusão escolar, o modo como seus colegas e professores se relaciona com ela, conhecer o que eles pensam da presença dela e do intérprete em sala de aula, verificar se os professores do curso técnico profissionalizante têm preparo para trabalhar a inclusão de uma aluna surda no contexto escolar e identificar se os docentes mudaram sua prática pedagógica com a presença de uma aluna surda em sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas. Os resultados mostram a falta de preparo de professores e equipe diretiva para trabalhar a inclusão na realidade escolar, bem como as dificuldades encontradas pela aluna no desenvolvimento das atividades em sala de aula. Espera-se que os resultados obtidos com este estudo permitam sinalizar o processo de inclusão de surdos no contexto de uma sociedade inclusiva.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; Surdo; Inclusão Social.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199499

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199499

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br