SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE DOS ARTIGOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO DE 2001 A 2011

Bruna Cristina Comin, Maria da Piedade Resende da Costa

Resumo


Com os avanços das pesquisas e dos recursos disponíveis para o atendimento à pessoa com Síndrome de Down é que se torna possível observar os espaços que esta vem conquistando no mercado de trabalho, assim como no ensino superior. Desta forma, o papel da leitura e escrita é fundamental para que este caminho se torne possível. Pensando nestas afirmações, este estudo traz a seguinte problemática: quais artigos relacionam a temática da Síndrome de Down com assuntos como: leitura, escrita e alfabetização? Diante desta questão é que este estudo tem como objetivo identificar os Artigos já produzidas na área da Síndrome de Down, focando a leitura, escrita e alfabetização por meio de uma revisão bibliográfica pelo SciELo, Google Acadêmico e Portal CAPES. O presente estudo justifica-se na medida em que oferece uma dimensão da totalidade de trabalhos produzidos sobre a temática em questão, identificando os avanços tidos sobre o assunto. Os dados apontam que a maior parte das pesquisas sobre a Síndrome de Down é realizada pela área de biológicas. É possível concluir, portanto, a importância em se desenvolver mais trabalhos pela área de humanas sobre a pessoa com Síndrome de Down. Na segunda parte deste estudo, sobre a relação entre o termo Síndrome de Down e os termos leitura, escrita e alfabetização, foram identificadas contribuições de diversas áreas do saber.

Palavras-chave: Síndrome de Down; Alfabetização; Leitura; Escrita.

Agência de fomento: CAPES

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199476

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br