CURRÍCULO: O JEITO FREIREANO DE FAZER

Patricia Lima Dubeux Abensur

Resumo


O presente artigo compõe o referencial teórico da dissertação de mestrado (ABENSUR, 2009) que teve como objetivo descrever e analisar o cotidiano de uma unidade escolar focalizando os processos envolvidos na organização do currículo escolar. Esta dissertação integra uma pesquisa nacional, sob a responsabilidade da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, coordenada pela Professora Dra. Ana Maria Saul, que busca analisar a contribuição e reinvenção do pensamento Freireano nos Sistemas Públicos de Educação, no Brasil, a partir da década de 1990. Paulo Freire é reconhecido no campo educacional não por ter concebido um método de ensino, mas por ter concebido uma Pedagogia, comprometida com a humanização e libertação do ser humano, na luta pela construção de um mundo mais justo e solidário. É nessa perspectiva de repercussão do pensamento freireano para o trabalho educativo que nasceu a curiosidade de conhecer como a proposta de Paulo Freire pode contribuir para a organização do currículo na escola. No texto, destacam-se algumas categorias que compõem o Paradigma Educacional Freireano, no que se refere à organização do currículo, e, em seguida, a concretização deste novo paradigma educacional na reorientação curricular durante a gestão do educador Paulo Freire como Secretário de Educação do Município de São Paulo, entre os anos 1989-1991.  

Palavras-chave: Pedagogia Freireana; Currículo; Cátedra Paulo Freire.

Agência de fomento: CNPq

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199475

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br