ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: DISCURSOS SOBRE A FEMINILIDADE NOS ENUNCIADOS DO CURRÍCULO CULTURAL DA TELENOVELA

Ana Paula Rufino dos Santos, Rosângela Tenório de Carvalho

Resumo


Com vistas a apreender formas de articulação do masculino e feminino em seus papéis sociais no âmbito do espaço público e do espaço privado nos enunciados da telenovela decidiu-se pela análise da função enunciativa do discurso da feminilidade. O presente texto representa um recorte da pesquisa de mestrado em educação, a qual recorreu à articulação entre Análise do Discurso na perspectiva de Michel Foucault e os Estudos Culturais, por se configurar como uma possibilidade metodológica na análise de questões situadas nos lugares e não lugares onde se dá a ação educativa relacionada às problemáticas culturais de nosso tempo.

Palavras-chave: Discurso; Feminilidade; Pedagogia cultural; Telenovela.

Agência de fomento: FACEPE


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199443

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br