Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos (Mentoring practices and projected images of the processes: two case studies)

Ana Paula Gestoso de Souza, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo


e4142119

This exploratory research focuses on the work of two beginning mentors - experienced teachers - and highlights their mentoring practices, the projected images of the performed processes and their relationships.  We understand those practices as intentional actions directed to their demands - derived from continuous interpretation and decision-making processes - that aims to promote the mentees’ teacher professional learning.  We analyzed the mentors' practices over 19 months as the interactions they established with the beginning teachers they mentored. It was observed that each mentor is constructing a mentoring personal style.  In this process, they interpret themselves inserted in a certain context and to face the situations they develop a proper response.  Their mentoring behaviors and practices reveal how much they rely on their teaching practices as they also demonstrate their decisions, acts, and the recognition of themselves as mentors, making it clear that they are building a framework for mentoring. The construction of a proper way of seeing oneself as a mentor and acting as such reveals patterns of mentoring, the characteristics of social, teaching and cognitive presences and the specificities of each interaction and, in a way, the learning of teachers experienced in this process.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória que se volta para a atuação de duas mentoras iniciantes – professoras experientes – enfocando as práticas de mentoria, as imagens projetadas dos processos realizados e as relações que podem ser estabelecidas entre esses dois aspectos. Compreende-se que essas práticas são processos de ações intencionais – derivadas de processos contínuos de interpretação e de tomada de decisão – voltadas para a aprendizagem profissional da docência e dirigidas às demandas dos professores iniciantes acompanhados. Foram analisadas as produções das mentoras ao longo de 19 meses e as interações estabelecidas com as professoras iniciantes que acompanharam. Observa-se que cada mentora está construindo um estilo próprio de ser mentora e nesse processo elas vão interpretando a si mesmas inseridas em determinado contexto e desenvolvendo uma resposta própria às situações enfrentadas. Seus comportamentos e práticas de mentoria revelam o quanto se apoiam na própria prática docente e ao mesmo tempo demonstram que tomam decisões, agem e se reconhecem como mentoras. Evidencia-se que elas estão construindo quadros de referência para a mentoria. A construção de um modo próprio de se ver como mentora e de atuar como tal revela padrões de mentoria, as características das presenças social, docente e cognitiva e as especificidades de cada interação e, de certo modo, as aprendizagens das professoras experientes nesse processo.

Palavras-chave: Formação de professores, Programa de indução, Professores experientes, Práticas de Mentoria.

Keywords: Teacher education, Induction program, Experienced teachers, Mentoring practices.

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DOI: https://doi.org/10.14244/198271994142

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