COMUNICAÇÃO E SABERES DOCENTES: UMA BREVE REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCIPLINAS DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA OFERTADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Sandra Regina D'Antonio, Regina Maria Pavanello

Resumo


O presente trabalho realiza um diagnóstico a respeito do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá, Brasil. A pesquisa, sob a forma de análise de discurso e práticas pedagógicas, foi desenvolvida mediante a observação das aulas de Teoria e Prática Pedagógica I, II, III e IV ofertadas aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, com vistas a verificar qual tem sido a contribuição destas disciplinas no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, bem como a influência do discurso dos professores formadores na prática dos futuros professores, tendo-se em vista que a construção do conhecimento apoia-se, de maneira primordial, no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornar públicos seus pensamentos, suas ideias, bem como comparar, negociar e modificar suas representações, concepções e crenças.  A partir da análise dos dados observamos que ao abrir espaço para a participação dos alunos criando estratégias diferenciadas, o professor tem a possibilidade de nos confrontos, debates e discussões reelaborar, não só o pensamento dos discentes como seus próprios pensamentos, de forma a tornar sua mensagem mais clara e objetiva. Para alcançar os objetivos almejados, foram observadas no período de junho de 2010 a novembro de 2011 um total de 54 aulas. A análise descrita faz referência às aulas de três professores: dois deles, os professores (A) e (B), professores efetivos do departamento de Matemática, cuja formação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) é na área de Matemática, e o terceiro, o professor (C) colaborador do departamento de Matemática, com mestrado na área de Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática. Os três atuavam na área da Educação Matemática, ministrando as disciplinas de Teoria e Prática Pedagógica.

Palavras–chave: Comunicação; Saberes Docentes; Formação de Professores em Matemática.

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DOI: https://doi.org/10.14244/19827199392

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