FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Neura Maria Giusti, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Resumo


Neste artigo apresentamos parte dos resultados finais de uma pesquisa de mestrado, que buscou investigar as ações e contribuições que a formação continuada pode oferecer para a prática pedagógica de 18 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os conteúdos de Tratamento da Informação, através do Programa Pró-Letramento em Matemática. A pesquisa fez uso da metodologia qualitativa, tendo o estudo de caso como abordagem. Evidenciamos a categoria situações práticas composta a partir da análise de questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise documental, referentes aos trabalhos realizados pelos alunos e professores em sala de aula, analisando os conhecimentos e produções realizadas no conteúdo de Tratamento da Informação. Os resultados apontaram que conhecimentos didáticos e pedagógicos dos professores sobre o conteúdo de Tratamento da Informação eram incertos e precários e que a formação continuada possibilitou aos professores atitudes mais seguras, bem como uma (re)construção e ressignificação das práticas pedagógicas sobre o conteúdo de Tratamento da Informação. Entre as questões evidenciadas no processo de formação foram encontrados indícios de que o conhecimento profissional dos professores resulta da integração entre teoria e prática; o saber dos professores serve como ponto de partida para reflexões das práticas pedagógicas e que o desenvolvimento profissional e de mudança dependerá, em última instância, da pessoa do professor e do seu envolvimento intencional.

Palavras-chave: Educação Matemática; Formação continuada; Anos iniciais; Educação Estatística.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199391

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br