Construindo modelos científicos com materiais e obras artísticas em uma disciplina da licenciatura do campo (Building scientific models from artistic materials and work of art in a rural graduation classes)

Matheus de Castro e Silva, Penha das Dores Souza e Silva, Fernando César Silva

Resumo


Scientific models are constructions that integrate science teaching activity and constitute the focus of discussions in primary and higher education classrooms. Thus, the construction of a model and its evaluation are activities that promote a contact between the students and the sciences. For the formation of science teachers, the contact with the modeling process becomes relevant to understand of their educational duty. This paper presents an experience report on the construction of models in a discipline of the Field Education Degree course at the Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil. Scientific discussions, as well as modeling activities, approached the arts through the use of some materials and openness to expressiveness. Starting of the class discussions, the students, besides being involved with the modeling process, also argued about the nature of this process, involving the evaluation and testing of the model built. One of these models elaborated by the undergraduates had the scope to explain the molecular kinetic theory of gases, corroborating other reports about the sciences. The elaboration of models contributed as much to the contact of the students with scientific practices as to the expression of their ideas through the approach to the artistic activities.

Resumo

Os modelos científicos são construções que permeiam diversos campos da atividade do ensino de Ciências e constituem o foco de discussões nas salas de aulas do ensino básico e superior. Desta forma, tanto a construção de um modelo quanto sua avaliação são atividades que permitem o contato dos alunos com as Ciências. Para a formação de professores de Ciências, o contato com o processo de modelagem se torna relevante para o entendimento de seu campo de atuação. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência sobre a construção de modelos em uma disciplina do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais. As discussões científicas, bem como as atividades de modelagem, aproximaram-se das artes plásticas, por meio do uso de alguns materiais e abertura para a expressividade. A partir das discussões da disciplina, os alunos, além de se envolverem com o processo de modelagem, ainda argumentaram sobre a natureza desse processo durante a avaliação e o teste do modelo construído por eles. Um desses modelos elaborados pelos licenciandos possuía abrangência para explicar a teoria cinético molecular dos gases, corroborando com relatos outros sobre as ciências. A elaboração de modelos contribuiu tanto para o contato dos alunos com práticas científicas quanto para a expressão de suas ideias por meio da aproximação às atividades artísticas.

Palavras-chave: Ensino de ciências, Modelo científico, Educação do campo.

Keywords: Science education, Teaching models, Rural education.

Palabras claves: Enseñanza de las ciencias, Modelo científico, Educación rural.

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