O estudo da construção da imagem contemporânea no processo experimental entre teoria e prática (Study of contemporary image construction in an experimental process between theory and practice)

Márcia Eliane Rosa, Bruno Henrique Batista Teixeira, Renata Jéssica Galdino

Resumo


The paper deals with the experience report of a project developed with students of the discipline Poetic Languages: The contemporary “Image”, part of an interdisciplinary master’s program. The project proposal was elaborated as means to contribute to the understanding of ways of articulation and construction of images in contemporary times, as well as starting reflections on said subject’s theory, processes and practices that take into consideration technical hybridities and relational structures. The project accomplished an art intervention at a social and cultural space, dedicated to children in need, in the town of São Carlos, São Paulo state (Brazil). The activity was developed throughout 135 hours, equivalent to the designated class hours of the discipline’s semester, implicating not only the professor, five master’s degree students,  but also the educational coordinators, workers and children supported by the social project. Comprising both research methodologies and field studies in the artistic area, this work concludes in a report of the production of lambe-lambe style posters, since its literature research, up until the fruition of before mentioned art intervention. Both the research and the practical activity procedures brought to light a need to dominate processes of imanence and transcendence when phenomena get mixed up with our own experiences. As a final result to this project, one can say that it was possible to comprehend relations between what’s sayable and non-sayable, visible and non-visible, when concerning images, all while establishing consistent exchanges between theory and practice.

Resumo

Trata-se do relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos da disciplina Linguagens Poéticas: A “imagem” contemporânea do curso de mestrado interdisciplinar. A proposta foi elaborada com o objetivo de contribuir para o entendimento dos modos de articulação e construção da imagem na contemporaneidade e refletir sobre a teoria, os processos e práticas contemporâneas que levam em conta hibridismos técnicos e estruturas relacionais. O projeto teve o objetivo de fazer uma intervenção artística no espaço de apoio social e cultural dedicado às crianças carentes de uma região da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. A atividade foi desenvolvida ao longo das 135 horas/aula que compõem o semestre letivo da disciplina e envolveu, além da docente, um corpo de cinco mestrandos do programa de pós-graduação, bem como o apoio da coordenadoria pedagógica, funcionários e atendidos pelo projeto social. Compreendendo a metodologia de pesquisa e estudo no campo das artes, o trabalho registrou e relatou o processo da produção de cartazes lambe-lambe desde a pesquisa bibliográfica até a intervenção artística em muros. No procedimento de estudo e prática notou-se a necessidade de dominar o processo de imanência e transcendência quando os fenômenos se confundem com nossa própria vivência. Com o resultado do projeto foi possível compreender as relações do dizível e não dizível, visível e não visível da imagem, além de estabelecer consistentes permutas entre a teoria e a prática.

Palavras-chave: Imagem contemporânea, Estudo em artes, Intervenção artística.

Keywords: Contemporary image, Art studies, Art intervention.

References

ADORNO, Theodor W. Prismas - Crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.

AZEVEDO, Agatha de Souza. JR, Rancière e a política das imagens: uma análise sobre rosto, olhar e subjetivação na fotografia. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 19., 2014, Vila Velha. Anais... . Vila Velha: Intercom, 2014. p. 1 - 13.

BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.

BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Travessa, 1997.

BAUDRILLARD, Jean. A fotografia como mídia do desaparecimento. CISC: Centro disciplinar de semiótica da cultura e da cultura e da mídia, 2002. Disponível em http://www. cisc. org. br/portal/biblioteca/iv13_midiadesapa. pdf. Acesso em: 22, set. 2019.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRITES, Bianca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero – Metodologia da pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.

FREDERICO, Celso. Debord: from spectacle to simulacrum. Matrizes, v. 4, n. 1, p. 179, 2014.

PALLAMIN, Vera. Arte, cultura e cidade. São Paulo: Annablume, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em artes visuais. Porto Arte, Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-UFRGS, n.13, v.7, 1996.

SEEL, Martin. Estética del aparecer. Buenos Aires: Katz, 2011.

SILVA, Rubens Rangel; VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Arte gráfica de protesto: reflexões acerca dos cartazes políticos das jornadas de junho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 12, 2016, Belo Horizonte. Proceedings... . Belo Horizonte: Blucher Design Proceedings, 2016. p. 607-617.

e3727100


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/198271993727

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br